Nota de falecimento
Francisco Paes era locutor aposentado e um dos pioneiros da Rádio Universitária UFG
Foto: Reprodução YouTube
A Universidade Federal de Goiás (UFG) lamenta informar o falecimento do técnico administrativo aposentado pela Rádio Universitária UFG na quarta-feira (29/11). O velório e o enterro foram realizados na mesma data no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia.
De acordo com texto do também técnico administrativo em educação aposentado Wilmar Ferraz, no site da Rádio Universitária, Francisco Paes apresentou o programa O Jovem é o Dono da Tarde na emissora entre 1967 e 1972. No texto há o relato sobre a apresentação do programa do dia 31 de dezembro de 1968, desde os cumprimentos iniciais até os anúncios finais.
O relato começa transcrevendo "a vinheta de abertura do programa diz: 'Na capital que mais cresce no país, 14 horas. A Rádio da Universidade Federal de Goiás apresenta, um programa de Francisco Paes O Jovem é o Dono da Tarde. O Jovem é Dono da Tarde, um programa dedicado à juventude goianiense. Novidades musicais, curiosidades, notícias sociais, programação de cinema, horóscopo e muitas atrações reunidas neste show de programa.' Encerrando a vinheta de abertura o locutor anuncia: 'E com vocês, o melhor disc jockey de 67... Francisco Paes."
Nessa mesma apresentação, "Francisco Paes anuncia o final do programa especial de 'O Jovem é o Dono da Tarde' e chama o ouvinte para acompanharem a retransmissão do 4º Festival da Música Popular Brasileira realizado pela Record e transmitido para Goiânia pela Rádio Universitária apresentado pelo próprio Francisco Paes e também às 18 horas, apresentação do show de Geraldo Vandré realizado no Cine Teatro Goiânia e às 21 horas a programação de música erudita".
No documentário Primeiros festivais - gênese da MPB em Goiás, criado e produzido por Marcos Gomes, há entrevista com Francisco Paes que fala sobre a realização do I Festival Goiano de Música Popular Brasileira (1966) e outros realizados no período, que foram realizados por entidades estudantis e organizados e produzidos Francisco Paes. A dedicação à cena cultural e musical da época rendeu a ele a alcunha de "Pai dos festivais".
A UFG e a Rádio Universitária se solidarizam com a família, amigos e colegas de Francisco Paes neste momento de pesar.
Source: Secom UFG, com informações da Rádio Universitária UFG e YouTube jornalista Marcos Gomes
Catégories: Notícias Rádio Universitária UFG