Conae_29-11-23

UFG sedia etapa estadual da Conferência Nacional Educação

On 11/29/23 17:14 .

Objetivo principal da Conae é a implementação do Plano Nacional de Educação 2024-2034

Texto: Nathália Alves
Fotos: Júlia Barros

Conae

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (29/11), na UFG, a abertura da etapa estadual da Conferência Nacional Educação (Conae). A cerimônia aconteceu no Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal e contou com a presença de várias autoridades no campo da educação em Goiás. A etapa nacional da Conae vai acontecer nos dias 28, 29 e 30 de janeiro de 2024, no Distrito Federal.

A Conferência Nacional Educação 2024 foi convocada em caráter extraordinário pelo presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, e tem como tema: "Política de Estado para garantir a educação como um direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável". As discussões serão divididas em sete eixos, sendo alguns deles: "A garantia do direito de todas as pessoas à educação de qualidade social, com acesso, permanência e conclusão, em todos os níveis, etapas e modalidades, nos diferentes contextos e territórios" e "Educação comprometida com a justiça social, a proteção da biodiversidade, o desenvolvimento socioambiental sustentável para a garantia da vida com qualidade no planeta e o enfrentamento das desigualdades e da pobreza", por exemplo.

O Ministério da Educação (MEC) é o responsável pela Conferência Nacional, que será precedida de conferências estaduais, distritais e municipais. As reuniões serão realizadas pelo Fórum Nacional de Educação (FNE). O objetivo principal a partir de todas essas articulações é a geração de debates a partir da formulação de problemas, metas e estratégias para a posterior implementação do Plano Nacional de Educação 2024 - 2034.

Durante dois dias, professores de várias escolas de Goiás estarão reunidos em diversas atividades para discutir e formular um documento capaz de promover o ensino de qualidade e a integração de estudantes de todo o estado. Durante sua fala na abertura, a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, ressaltou que "tudo deve ser feito pensando no estudante, para que ele esteja verdadeiramente inserido no sistema de educação".

Conae

A reitora Angelita Pereira de Lima, deu as boas-vindas a todos os professores e professoras presentes na Conferência e disse reconhecer o lugar de protagonismo que eles exercem na formação dos estudantes goianos. "Uma conferência não se faz sem uma ampla articulação das instituições, o que requer muita capacidade de diálogo, pois aqui teremos interesses e eixos diferentes em debate e nós temos que construir um consenso. Isso não é simples, mas é uma tarefa para quem ama a educação, conhece e sabe qual é a importância dela para o país e vocês são essas pessoas. Esse documento é muito importante e vai nos guiar pelos próximos dez anos, na defesa pela educação", destacou Angelita em sua fala na abertura.

Conae

A coordenadora estadual do Fórum da Educação e diretora da Faculdade de Educação da UFG, Lueli Nogueira, disse que faz-se necessário a escolha de um modelo educativo que seja capaz de formar cidadãos de maneira completa e que para isso os diálogos na Conferência são tão importantes, pois darão ensejo à construção de um novo Plano Nacional de Educação.

Além dos nomes já mencionados anteriormente, outras autoridades que marcaram presença no evento e constituíram a mesa diretiva foram: o representante do presidente do Conselho Estadual de Educação, Marcélio de Oliveira; a deputada estadual Bia de Lima; a promotora de Justiça Vanessa Goulart Barbosa; o presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Elcian França; o representante das instituições de ensino superior privadas de Goiás, Arnaldo Cardoso Freire; o representante das instituições de ensino superior comunitárias, Romilson Martins; o representante da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação - região Centro-Oeste - Fabiane Lopes de Oliveira; representante do Sindicato dos docentes das universidades federais de Goiás (Adufg), Geovana Reis; representante do Sindicato dos Professores do Estado de Goiás (Sinpro Goiás), João Batista Coelho; coordenadora do Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos, Ana Santana; coordenadora do Fórum Goiano de Educação Infantil, Ivone Garcia; diretora do Centro Popular da Mulher, Lúcia Rincón; presidente da União de Estudantes do Estado de Goiás, Ranilson Ferreira e o presidente do Sindicato dos Professores do Estado de Goiás, Railton Nascimento.

Source: Reitoria Digital

Categories: Notícias FE Reitoria