Imagem 1_UFG prepara dia com programação dedicada ao empreendedorismo

UFG prepara dia com programação dedicada ao empreendedorismo

Em 24/11/23 18:12.

Experiência contará com visita a estruturas de apoio existentes na Universidade, desafio premiado e mesa-redonda

Texto: William Correia

Imagem 1_UFG prepara dia com programação dedicada ao empreendedorismo

O Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG) recebe, na próxima quarta (29/11), das 9h às 21h15, a primeira edição do Dia de Empreendedorismo, evento focado em oferecer aos participantes uma experiência de imersão em negócios, tecnologia e inovação, com uma programação inteiramente dedicada a esses temas. A ação é organizada pelo Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação (Lapei/UFG) junto ao Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI/UFG) e Parque Tecnológico Samambaia (PTS/UFG).

A programação foi dividida em três momentos, podendo os interessados comparecer a todas as ocasiões, mas também se inscrever apenas em uma ou duas das atividades. As do período da manhã e da tarde, por exemplo, serão realizadas dentro do PTS/UFG e possuem inscrições individuais e gratuitas, além de vagas limitadas. No período matutino, haverá um roteiro de visita, aberto ao público externo e restrito a 70 participantes, que passará por algumas das principais estruturas de apoio ao empreendedorismo dentro da Universidade. São elas: a rede de laboratórios IPElab (Ideias, Prototipagem e Empreendedorismo), o Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI/UFG) e o CEI/UFG.

Dando continuidade ao evento, no período vespertino haverá uma minicompetição de empreendedorismo social, com organização da ONG Oásis de Sonhos, voltada exclusivamente para alunos de graduação e pós-graduação da UFG. A proposta desse desafio, cuja dinâmica se dará em equipe, é proporcionar aos participantes a vivência no tema a partir de um caso verdadeiro de empreendedorismo social, culminando na oportunidade de desenvolver projetos com vistas a solucionar problemas reais da sociedade goianiense. Ao todo, são 50 vagas, com premiação de R$ 800, R$ 500 e R$ 300 para as três melhores equipes.

Já o encerramento da programação volta a abrir suas portas à comunidade externa e será realizado à noite, no Cine UFG, na Faculdade de Letras (FL/UFG), contemplando mesa-redonda com participação do egresso da UFG e cofundador da Poli Digital, Gabriel Henrique, da proprietária da Roch Design e Vivências, Rochelle Silva, e do diretor de Administração e Finanças do Sebrae Goiás, João Carlos Gouveia. Na ocasião, também serão entregues os prêmios às equipes vencedoras da minicompetição. Não é necessário inscrição para participar desta última atividade, bastando comparecer ao local.

Aposta no futuro

O professor da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (Face/UFG) e coordenador do Lapei/UFG, Cândido Borges, conta que a ideia para o evento surgiu no âmbito do Programa de Trainee 2023 do próprio Laboratório. “Via de regra, os projetos de conclusão eram baseados em trabalhos escritos, até que o grupo de trainees propôs a concepção, organização e realização de um evento sobre empreendedorismo como entrega alternativa. Ou seja, na raiz do evento está a criatividade e a vontade de transformar tipicamente empreendedora, o que é simbólico”, diz. A expectativa é que o Dia do Empreendedorismo seja incorporado ao calendário da Universidade e inspire também outras instituições de ensino superior (IES).

Para a diretora do CEI/UFG, Cleonice Borges, a iniciativa é boa para a UFG e particularmente benéfica para as empresas incubadas no Centro, que terão a oportunidade de expor produtos e apresentar pitchs e cases. “Avaliamos que essa parceria para o Dia de Empreendedorismo resultará em outras parcerias, tendo como foco os estudantes da Universidade, para promoção de ações de qualificação no decorrer de 2024. Elas ajudarão a desenvolver esses futuros profissionais que vão se inserir no mercado e cujos produtos certamente sairão dos projetos de finalização de curso, dos projetos de mestrado e doutorado, trazendo entregas inovadoras e qualificadas para a sociedade”, complementa.

No que diz respeito ao Parque, a ação conjunta oferece a oportunidade de fortalecer a vocação empreendedora do Parque, bem como realçar a sua importância para as áreas de tecnologia e inovação em Goiás. É o que avalia o diretor do PTS/UFG, Luizmar Júnior: “Eventos assim são muito importantes para promover a cultura do empreendedorismo no ecossistema de inovação que o Parque Tecnológico Samambaia está inserido. É uma ação estratégica que contribui com o contínuo trabalho de apoiar a geração de empresas de base tecnológica e de atrair investimentos”.

Para acessar a programação, clique aqui.

Fonte: PRPI

Categorias: Notícias Inscrições abertas editais LAPEI