Espaço Saúde leva atendimento e informação durante o 20º Conpeex
Realização de testes rápidos, aplicação de vacinas e práticas integrativas estão entre as ações
Texto: Ricardo Lima
Foto: Júlia Barros

Diversas ações voltadas à promoção da saúde estão sendo oferecidas durante o 20º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex) da Universidade Federal de Goiás (UFG). O Espaço Saúde é aberto a toda a comunidade e oferece uma variedade de serviços, incluindo testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), vacinação e cuidado a pessoas com doenças crônicas não transmissíveis.
Diversas ligas acadêmicas das diferentes áreas da saúde também estão presentes no evento, que começou na última quarta-feira (22/11) e vai até o fim desta sexta-feira (24/11) no Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Campus Samambaia. As ações proporcionam não só o tratamento, mas também educação e conscientização sobre várias condições de saúde.
Nuclaids
Os testes rápidos para ISTs, que incluem HIV, sífilis e hepatites virais, são realizados pelo Nuclaids. O núcleo, criado em 1999, tem como objetivo colaborar para a prevenção e o controle dessas infecções por meio de atividades educativas, pesquisas e intervenções participativas, em parceria com a comunidade e os serviços públicos e privados de saúde, incluindo o Ministério da Saúde.
A enfermeira Luciene Dias, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFG, ressaltou a atmosfera acolhedora e não hospitalar do Conpeex, que facilita a participação de estudantes e membros da comunidade externa. “No Conpeex temos uma grande adesão da comunidade ao teste rápido”, exemplificou.
Luiz Queiroz, estudante de Engenharia de Materiais da UFG e que realizou o teste durante o Conpeex, ressaltou a facilidade e a eficiência do processo. “O atendimento foi bem simples, rápido e fácil”, destacou.
Práticas Integrativas
Já o Ambulatório de Práticas Integrativas em Saúde da Faculdade de Enfermagem (FEN) oferece uma variedade de terapias alternativas e complementares, incluindo acupuntura, auriculoterapia e reiki, entre outras. O ambulatório realiza atendimentos e tira dúvidas durante o Conpeex, mas também está aberto a agendamento por WhatsApp (62-99293-7591).
Michele Dias, professora e coordenadora do ambulatório, enfatizou a importância das práticas integrativas. “A inauguração deste ambulatório foi crucial, pois, apesar de as práticas integrativas serem de fácil aplicação e de baixo custo, elas são pouco conhecidas”.
Os serviços oferecidos pelos estandes são realizados por alunos dos cursos da área da saúde, que fazem parte de ligas acadêmicas e núcleos de pesquisa e extensão. Os estudantes, sob a orientação de professores, têm a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos que adquirem em sala de aula.
Vacinação
Toda a comunidade também está convidada para se vacinar durante o 20º Conpeex. A parceria entre a Sala de Vacinas da FEN e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza vacinas de rotina do adolescente, adulto e idoso, além de doses contra influenza e covid-19.
A professora Juliana Roque, coordenadora da ação, explica que é necessário apresentar documento oficial com foto e, se possível, cartão de vacina. "Ano passado aplicamos mais de 500 vacinas. Vale destacar que podem se vacinar não só os participantes do evento, mas toda a comunidade que quiser atualizar suas vacinas", explica a professora. Além de professores e enfermeiros da Sala de Vacina da FEN, estudantes de Enfermagem também participam da atividade. A vacinação estará disponível até às 16h desta sexta-feira.
Doação de sangue
A unidade móvel do Hemocentro também está estacionada ao lado do Centro de Eventos. Para colaborar, é necessário apresentar documento original com foto, ter de 16 a 69 anos e apresentar boas condições de saúde. É necessário ainda estar descansado e não ter se alimentado com comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação.
Source: Secom UFG
Catégories: Notícias 20 Conpeex
