_UFG8818.JPG

Está aberto o maior Conpeex já realizado na UFG

Sur 21/11/23 16:35.

Com quase 9 mil inscritos, o evento promove a interação entre o Ensino, Pesquisa e Extensão

Texto: Caroline Pires

Fotos: Júlia Barros

 

Em clima de festa e celebração o Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufaiçal foi palco de mais um momento histórico da Universidade Federal de Goiás: o 20º Conpeex. Esta edição do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFG reúne o maior número de participantes, com mais 8800 mil pessoas, e 2.200 trabalhos científicos a serem apresentados em mais de 23 modalidades. Retratando uma nova era do evento, mais dinâmica e interativa, foi feita a máxima redução possível de impressão de materiais gráficos e foram instaladas quinze televisões para a apresentação dos pôsteres. A expectativa é que o evento, que segue aberto ao público até o dia 24/11, apresente um retrato do impacta da pesquisa, ciência e tecnologia produzida na UFG. 

 

 _UFG8942.JPG

Arena montada no Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal acomodou os participantes da cerimônia de abertura

 

Dando as boas-vindas aos participantes, a pró-reitora de extensão e cultura, Luana Ribeiro, falou do seu entusiasmo com essa vigésima edição do evento. "Firmamos aqui o nosso compromisso com a ciência e para um mundo melhor", destacou. Segundo ela, nessa reformulação do evento, que agora passa a ser condensar todas as atividades apenas no Centro de Eventos, permite agregar e oferecer uma visão mais completa das atividades que estão sendo realizadas. "Tivemos um aumento de 63% no quantitativo de trabalhos inscritos. Já na pós-graduação, houve um aumento de mais de 200% na quantidade de trabalhos recebidos. Esses dados já demonstram a força dessa edição comemorativa do Conpeex", ressaltou. Por fim, a pró-reitora convidou a todos a participarem das inúmeras atividades que estão sendo realizadas, como a Mostra de Ciências, Espaço Saúde, oficinas e as centenas de trabalho que estão sendo realizadas. Confira a programação

 

 _UFG8948.JPG

Luana Ribeiro recebeu os participantes do Conpeex e convidou todos a explorarem a programação que foi proposta

 

"Integração e interação em todos os níveis formativos e áreas do conhecimento". Foi com essa fala que o vice-reitor da UFG, Jesiel Freitas Carvalho, definiu a grandeza do Conpeex e a sua importância, não só para a UFG, mas também para toda a sociedade goiana. O vice-reitor defendeu que as ciências básicas são cada vez mais necessárias e o resgate desse tema, pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que também éa temática adotada pelo Conpeex é extremamente relevante "especialmente quando se soma com o tema da sustentabilidade", completou. De acordo com o vice-reitor, essa formação básica é prioritária para a UFG e deve ser cada vez mais destacada para que os profissionais formados pela universidade obtenham êxito em suas carreiras, impactando de maneira cada vez maior o Brasil.

 _UFG8956.JPG

"As ciências básicas são fundamentais para a formação de profissionais de excelência", frisou o vice-reitor, Jesiel Carvalho

 

A mesa diretiva foi composta ainda pelo reitor da UFG por três mandatos e assessor técnico da FINEP, Edward Madureira Brasil, pela diretora executiva da Fundação RTVE, Silvana Coleta, a diretora executiva da Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG (Funape), Sandramara Mathias Chaves, a diretora executiva da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (Fundahc), Lucilene Souza, o pró-reitor de graduação, Israel Elias Trindade, o pró-reitor de pós-graduação, Felipe Terra Martins, a pró-reitora de pesquisa e inovação, Helena Carasek, e pelo diretor científico e de inovação da Fundação de Apoio à Pesquisa de Goiás, Cláudio Leles. 

Compuseram a Tribuna de Honra da abertura do evento: o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Washington Luiz Vaz Júnior, a diretora executiva do instituto Verbena, Claci Rosso, o diretor geral do centro de educação, trabalho e tecnologia (CETT), Moisés Cunha, a diretora geral do Hemocentro, Denyse Goulart, o presidente do sindicato dos docentes das universidades federais de Goiás, Geci da Silva, o coordenador geral do sindicato dos trabalhadores técnico-administrativos em educação das instituições federais de ensino superior de Goiás, Fernando Mota.

 

 _UFG8832.JPG

Participantes visitam estantes que apresentam pesquisas realizadas na UFG

 IMG-20231122-WA0051.jpg

Mesa diretiva da abertura do 20° Conpeex

 

 _UFG8932.JPG

Na abertura do evento, houve apresentação cultural da cena "Injustiças com Patativa", com os intérpretes Fátima Eugênio e Blenner Luan, do texto "Patativa do Assaré"

 

 _UFG8818.JPG

Além de  palco para apresentação de trabalhos de estudantes da UFG, Conpeex é aberto para toda a comunidade

 

 

Catégories: Notícias Noticias