
Conexões reestreia dia 20 em novo formato na TV UFG
Programa jornalístico será exibido ao vivo de segunda a sexta com acessibilidade em Libras
O Conexões, programa mais longevo da TV UFG, reestreia na próxima segunda-feira, 20 de novembro, com um formato inovador na televisão brasileira. Com foco em notícias, matérias e entrevistas sobre temas de notável relevância social, o programa será apresentado pela jornalista Kamyla Maia e pelo professor Diego Barbosa (FL/UFG), que interpretará todo o conteúdo para Libras. O Conexões será exibido ao vivo de segunda a sexta, às 12h30, na TV UFG, com transmissão ao vivo no YouTube e Facebook.
No ar desde 2011, o programa já passou por diferentes formatos, desde debates até boletins ao vivo, sempre sob a apresentação da jornalista Kamyla Maia. Durante a pandemia da Covid-19, em especial, o Conexões teve um papel importante na programação da TV UFG, garantindo o aprofundamento necessário sobre as questões sociais, econômicas e de saúde pública que o país e o mundo enfrentavam.
Acessibilidade
Nesta nova fase, o Conexões busca reafirmar a importância da acessibilidade na programação da TV UFG não apenas no formato como também no conteúdo. Por isso, as pautas serão planejadas e produzidas pensando também nas demandas das pessoas com deficiência, que normalmente não se sentem representadas pelos telejornais e programas jornalísticos.
Além disso, o intérprete para Libras não ocupará uma janela na parte inferior lateral da tela, como é comum encontrar em produções audiovisuais. Ele será um apresentador que terá a mesma relevância visual da apresentadora em língua portuguesa, o que garante não apenas acessibilidade, mas sentimento de pertencimento para o público surdo e ensurdecido.
A acessibilidade no novo formato do Conexões é resultado de um longo estudo do Laboratório de Tradução Audiovisual Acessível - LabTavi, projeto de pesquisa realizado a partir da parceria entre a Fundação RTVE / TV UFG e a Faculdade de Letras da UFG (FL/UFG). Sob a coordenação do professor Diego Barbosa (FL/UFG), que também será apresentador do Conexões, o LabTavi promove o desenvolvimento científico e a inovação tecnológica no que diz respeito às modalidades da Tradução Audiovisual Acessível - TAVa. O Laboratório também presta serviços em tradução e interpretação para Libras, Legenda para Surdos e Ensurdecidos e Audiodescrição de conteúdos audiovisuais.
Confira o Conexões na TV UFG, de segunda a sexta-feira, às 12h30, nos canais 15.1 em sinal aberto, 21 da NET-Goiânia e 15 da Gigabyte HDTV. A transmissão ao vivo também pode ser acompanhada no Youtube e Facebook da TV UFG.