Notícia 1_UFG participa de evento do Brics na China voltado à nanotecnologia

Professora da UFG vai a evento na China falar sobre nanotecnologia

On 14/11/23 15:39 .

Docente da FF Eliana Martins compôs comitiva do MCTI ao lado de outras instituições

Notícia 1_UFG participa de evento do Brics na China voltado à nanotecnologia

Texto: William Correia

Fotos: divulgação

Dos dias 31 de outubro a 4 de novembro, a Universidade Federal de Goiás (UFG) participou do 5º Encontro do Grupo de Trabalho em Nanotecnologia e Ciência dos Materiais dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, em português), na cidade de Suzhou, província de Jiangsu, na China. A Universidade foi representada pela professora Eliana Martins, da Faculdade de Farmácia (FF/UFG), em delegação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que ainda contou com a presença de integrantes de instituições de ensino e pesquisa de outros estados brasileiros.

O GT possui a colaboração do MCTI desde 2019 e já teve Manaus (AM) como sede da terceira reunião, em 2021. Entre os objetivos dele, estão o incentivo à cooperação no campo da ciência dos materiais e nanotecnologia, a disseminação e facilitação do compartilhamento de equipamentos e instalações de pesquisa nas principais áreas de cooperação, a organização de conferências nas áreas temáticas de interesse comum e articulação de iniciativas e projetos conjuntos que envolvem os países do bloco.

Nesse último encontro, Eliana apresentou as competências brasileiras na área de nanotecnologia, com foco nas aplicações em energia, materiais e bionanotecnonogia. ”Pude falar sobre o Sistema de Laboratórios de Suporte e Pesquisa em Nanociência e Nanotecnologia da UFG (SLNano-UFG) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Nanotecnologia Farmacêutica, além da expertise de nosso grupo de pesquisa e infraestrutura do FarmaTec/UFG”, complementa a professora, que também é coordenadora do Centro de Pesquisas LIFE, instalado no Parque Tecnológico Samambaia (PTS/UFG).

A comitiva brasileira na China foi composta ainda por membros do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade Franciscana (UFN) e da Universidade de São Paulo, todos com ampla experiência em materiais e nanotecnologia. De forma complementar à reunião de trabalho, as atividades da delegação incluíram a participação em dois fóruns paralelos, em energia e materiais e em biomateriais e bionanotecnologia, e visitas a instituições e empresas de base tecnológica chinesas.

Notícia 2_UFG participa de evento do Brics na China voltado à nanotecnologia

Quelle: PRPI UFG