Reunião abre ciclo 2023-2024 de iniciação à pesquisa na UFG
Evento do PIP reuniu estudantes e professores, para orientações e esclarecimentos
Texto e fotos: William Correia
Na manhã da quinta (26/10), o Centro de Cultura e Eventos Ricardo Freua Bufáiçal, localizado no Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG), sediou a Reunião Geral dos Participantes da Iniciação à Pesquisa 2023-2024. O evento, que contou com a presença de mais de mil pessoas, entre estudantes e professores – inclusive do Câmpus Goiás –, marca o início do mais novo ciclo do Programa de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação (PIP) da UFG, orientando, informando e esclarecendo dúvidas a respeito da iniciativa.
Primeiramente, a pró-reitora de Pesquisa e Inovação da UFG, Helena Carasek, ressaltou a importância do PIP para a formação dos estudantes, exemplificando com dois casos de egressos da Escola de Engenharia Civil e Ambiental (Eeca/UFG), um profissional do mercado e um professor acadêmico, que atribuem à iniciação científica o salto conquistado em suas carreiras. “Eu acho que o Programa muda vidas”, afirmou. Nesse sentido, ela fez questão de lembrar que, na medida do possível, a Universidade vem tentando aumentar o número de bolsas ofertadas.
Em seguida, o vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, valorizou o aumento do número de participantes presentes na reunião em relação à edição anterior, celebrou o trabalho feito pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI/UFG) e citou que o objetivo é atrair cada vez mais estudantes para o Programa. “O profissional do futuro é aquele com uma sólida formação nos fundamentos da ciência na sua área de atuação e que tenha tido uma trajetória que o coloque permanentemente diante dos desafios atuais. Assim o PIP é um instrumento essencial para contribuir nesse processo formativo”, concluiu.
A mesa diretiva também foi composta pelo diretor de Transferência e Inovação Tecnológica da UFG, Marinaldo Ribeiro, e pela pró-reitora adjunta de Pesquisa e Inovação e diretora de Pesquisa da UFG, Fabíola Fiaccadori, que ficou encarregada pela apresentação das normas e esclarecimento de dúvidas relacionadas ao PIP. “Eu também trilhei essa etapa em minha carreira e tenho certeza da grandiosidade e das melhores expectativas de um impacto significativo na história da formação de todos vocês”, declarou aos presentes.
Durante a explanação, a plateia teve a oportunidade de aprender sobre a história do Programa, conhecer um pouco das diferentes modalidades de bolsas de Iniciação Científica (IC) como o Programa Institucional de Iniciação Científica (Pibic) e o Programa Institucional de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-AF). Além das de Iniciação Científica Júnior (IC-Jr) voltadas aos estudantes do ensino médio (EM) e ensino fundamental (EF) como o Pibic-EM e Pibic-EF – e Iniciação Tecnológica (IT) – Programa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). Além disso, estudantes e professores conheceram melhor as suas responsabilidades no Programa. No final do evento, que conta como uma das quatro participações obrigatórias dos jovens pesquisadores no Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação, houve um sorteio de três kits com brindes da PRPI.
Aos participantes foi disponibilizado ainda um guia completo com todas as informações necessárias que pode ser acessado aqui.
资源: PRPI UFG
