UFG lança projeto de prédio que irá desenvolver ações de tecnologia e inovação
Espaço irá abrigar Cempa-Cerrado e o Lamcad
Texto: Caroline Pires
Com o objetivo de seguir investindo em pesquisa e inovação de maneira contínua e com excelência, a Universidade Federal de Goiás lança nesta sexta-feira, 20/10, a pedra fundamental do futuro prédio do Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado (Cempa-Cerrado) e do Laboratório Multiusuário de Computação de Alto Desenvolvimento (Lamcad). A área construída será de 2.345m2 e a estimativa é que seja concluída após 22 meses, com um custo total estimado de 9,2 milhões de reais.
Espera-se que o prédio seja construído com recursos a serem captados junto a instituições governamentais e agências de fomento. O futuro espaço irá oferecer um local adequado para o desenvolvimento dos projetos e suportes para pesquisas que já estão em funcionamento na Universidade. O lançamento será realizado a partir das 14h30, no auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG, no Câmpus Samambaia.

Cempa-Cerrado
O Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado (Cempa-Cerrado) objetiva a geração de modelagens numéricas do tempo, baseadas em dados de satélites, estações meteorológicas, dentre outras fontes, permitindo com maior detalhamento (2 a 5 km) a previsão de tempo para boa parte da região Centro-Oeste (intervalos de 1 a 10 dias), e em breve para todo o bioma Cerrado, subsidiano modelos agroclimáticos e agroecológicos, por exemplo, para esta representativa região do país.
O diretor-executivo do Cempa-Cerrado, Manuel Eduardo Ferreira, explica que, na ocasião do lançamento, será celebrado também um acordo de cooperação técnica com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. “Visamos solidificar as parcerias e permitir que novos avanços científicos sejam alcançados no campo ambiental, atuando de maneira integrada com as instituições de ensino, pesquisa e o próprio Governo. O Cempa-cerrado tem a sua gestão compartilhada com o Inpe e o Governo do Estado de Goiás, por meio de acordos bilaterais.
Lamcad
O Laboratório Multiusuário de Computação de Alto Desempenho (LaMCAD) é um centro multiusuário voltado para atender à demandas por computação científica da UFG e de universidades parceiras, como Universidade Federal de Jataí (UFJ) e Universidade Federal de Catalão (UFCat), bem como de outras universidades e instituições com as quais o laboratório pode estabelecer parcerias.
O objetivo do laboratório é oferecer à comunidade acadêmica da UFG e instituições parceiras recursos computacionais voltados para computação científica que demandem alto poder de processamento através de serviços virtuais (computação em nuvem) ou de computação em cluster, ou ainda outros serviços computacionais específicos.
O Lamcad foi criado no final de 2018, pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, após uma série de esforços da comunidade acadêmica no sentido de criar um centro de excelência em computação científica na UFG.
资源: Secom/UFG
