FF completa 78 anos e presta homenagem a colaboradores

Em 11/10/23 14:56.

Celebração fez breve resgate histórico da unidade, 15 anos mais antiga do que a UFG

Texto: Carolina Melo

Fotos: Júlia Barros

A Faculdade de Farmácia da UFG fez parte das cinco unidades acadêmicas que deram origem à Universidade Federal de Goiás (UFG), que este ano completa 63 anos. O seu histórico remete aos antecedentes do primeiro vestibular da então Faculdade de Farmácia e Odontologia de Goiás realizado em dezembro de 1945. Hoje, a consolidada unidade acadêmica celebra 78 anos e, em evento comemorativo, homenageou o passado, o presente e o futuro da faculdade, por meio dos colaboradores que fizeram parte desta história. Ao longo da celebração, as falas de docentes, discentes e técnicos recentes e do passado foram valorizadas, assim como da reitora Angelita Pereira Lima. O ex-reitor Edward Madureira também esteve presente.

78 anos FF

O diretor da Faculdade de Farmácia, Luiz Carlos da Cunha, afirmou ser oportuno, na data comemorativa, relembrar um pouco da história e destacou o surgimento da Faculdade de Farmácia há 23 anos e algumas conquistas, entre elas a inserção dos programas de pós-graduação em 2005, “ampliando nossos propósitos de pesquisa”; e a ampliação de discentes e da construção da nova sede a partir do Programa de Reestruturação das Universidades Federais (Reuni).  “Momentos importantes que mudaram os paradigmas e a forma como hoje nos enxergamos”. Por fim, o diretor destacou a construção coletiva realizada por servidores qualificados e corpo discente interessado no ensino, na pesquisa e na extensão.

A reitora Angelita Pereira Lima chamou a atenção para o tamanho estrutural da Universidade Federal de Goiás (UFG), com 300 mil metros de espaços construídos, e afirmou que as celebrações permitem o reconhecimento da instituição. “Na comemoração dos 78 anos da FF é importante o resgate histórico e dos seus fundamentos. O futuro só pode ser projetado a partir do reconhecimento do que foi o passado. Em nossa passagem pela gestão, devemos respeitar o que foi feito até aqui, para dar o melhor no momento presente. O fundamental é garantir a continuidade, respeitando o passado e se direcionando para o futuro. A FF faz a UFG mais forte e temos que ser gratos por isso”, afirmou

Homenagens

Os professores da Faculdade de Farmácia (FF), Clévia Ferreira Duarte Garrote e Radif Domingos falaram em nome dos ex-diretores. Em sua fala, a professora agradeceu o convite e lembrou que dos 78 anos de história, 50 deles foram vivenciados por ela. Ainda assim, “falar em nome dos 18 ex-diretores da unidade é muito responsabilidade”. “Todos nós, cada um, na sua época, contribuímos para que essa faculdade chegasse nesse momento como uma das mais progressistas, em todas as suas áreas, desde a graduação”, disse. Ainda destacou que a unidade assume os três pilares da Universidade de forma homogênea, ou seja, o ensino, a pesquisa e a extensão. “Tudo isso graças aos abnegados servidores e alunos comprometidos”. No final de sua fala, emocionada, relembrou o seu caminho junto a FF. “O que fiz pela faculdade? O que fiz pela UFG? Fiz mais por elas ou elas por mim? Fiz o que pude e faço o que posso, talvez seja pouco, mas saibam que fiz e faço com muito amor a UFG e a FF”. Por sua vez, o professor Radif Domingos, destacou a Faculdade de Farmácia e Odontologia como células mater da UFG. “Fizemos parte dessa história com orgulho. Cada qual colocou seu tijolinho na construção dessa história”.

78 anos FF

Com a intenção de representar as diferentes fases da jornada acadêmica na FF, o evento também convidou a caloura Mathilde Jeanne Lou Caput e o egresso Ronaldo Rodrigues de Oliveira Júnior para fazerem uma fala sobre a experiência ao longo da formação no curso de Farmácia. Também foram convidados os técnicos administrativos Lourival de Souza Santos, mais experiente na unidade, e Carlos Roberto Marques Araújo, recém-empossado.

Os professor Artur Christian Garcia Silva falou em nome dos docentes da nova geração da Faculdade de Farmácia e professora Joana D’arc Ximenes Alcanfor compartilhou sua experiência adquirida ao longo dos anos de docência na unidade. Ao final, foi realizada a homenagem aos professores aposentados nos últimos quatro anos e outra póstuma aos docentes Luiz Alcir de Faria Carvalho, Dercílio Santana de Azevedo e Ruy Hiroshiyamada, Jair Sebastião Gomes de Oliveira, Zair Benedita Pinheiro de Albuquerque, e a ex-aluna Verônica Ribeiro Bueno.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias FF