Papa_Francisco_FEV_2023_Foto_Vatican_Media

Reitora da UFG participa de encontro com papa Francisco no Vaticano

Em 15/09/23 16:50.

Angelita Pereira integra delegação de universidades convidadas para reunião sobre meio ambiente

Papa_Francisco_FEV_2023_Foto_Vatican_Media
Pontífice terá audiência com reitores na próxima quinta-feira (21/9)

 

Texto: Versanna Carvalho

Foto: Vatican Media

O papa Francisco convidou reitores e reitoras de universidades da América Latina para discutir temas como desenvolvimento social e a esperança. A abordagem do "Encontro entre Reitores de Universidades Latino-Americanas e Caribenhas: Organizando a Esperança" está relacionada à segunda carta encíclica (documentos papais de maior importância) do pontífice, de meados de 2015, intitulada “Laudato si (louvado seja) - sobre o cuidado da casa comum”, voltada às questões ambientais e sociais. 

A reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Pereira de Lima, faz parte da delegação que se reunirá no Vaticano, entre os dias 20 e 21 de setembro de 2023. Os visitantes serão divididos em grupos de trabalho, que terão três oradores por grupo. A gestora da UFG vai compor a equipe que vai tratar de “Crise social: degradação social, desigualdade, fraqueza de reação". Os demais grupos de trabalho trabalharão os temas "Crise ambiental: alterações climáticas, água e biodiversidade"; 'Crise econômica: tecnologia e tecnocracia"; e "Crise cultural: desemprego e migração".

A preocupação expressa pelo papa na Laudato si, e que se reflete nesse encontro com os reitores, é a de pensar de forma consciente e voltada para a tomada de ações os cuidados com o planeta, "a nossa casa", tanto pelo viés da preservação ambiental, quanto a do desenvolvimento e da superação das desigualdades sociais.

No documento papal está escrito que não existe um só caminho de solução e que o diálogo abre espaço para uma variedade de contribuições que pode levar a respostas abrangentes para questões tão complexas. Por isso a iniciativa de reunir, "escutar e promover o debate honesto entre os cientistas, respeitando a diversidade de opiniões".

Papa Francisco

A audiência com o papa Francisco está prevista para a próxima quinta-feira (21/9), às 10 horas de Roma. Nesse momento, os reitores irão apresentar  quatro propostas de diálogo acadêmico regional para o papa Francisco. Essas sugestões terão sido elaboradas durante as etapas anteriores do "Encontro entre Reitores de Universidades Latino-Americanas e Caribenhas: Organizando a Esperança". Segundo documento enviado pelos organizadores do evento, este é um gesto fraterno e um ponto de partida para organizar a esperança, reconhecendo na universidade um ator importante dos novos processos regionais de cuidado da casa comum: “para que nosso povo tenha vida”.

Já no dia 22 de setembro o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) juntamente com a Embaixada do Brasil em Roma levará os reitores para visitas e reuniões duas instituições de ensino superior italianas: Università degli Studi di Roma - La Sapienza; Università degli Studi Roma Tre.

Angelita comenta que vai aproveitar a oportunidade para levar a causa do Cerrado e da sustentabilidade para a discussão, apresentando pautas e diagnósticos referentes à proteção do segundo maior bioma do Brasil. “Esse evento é importante também para ampliar a articulação internacional da UFG com a América Latina”, conclui.

 

Fonte: Secom UFG, com informações da Red de Universidades para el Cuidado de la Casa Común

Categorias: Notícias Reitoria