Laís_Thomaz_delegacao_MCTI_China_9-a-11-de-setembro_2023 (1)

Secretária de Relações Internacionais participa de Fórum em Xangai

Em 14/09/23 11:20.

Laís Thomaz foi convidada pelo MCTI a representar o País na Cúpula de Mulheres Cientistas

Laís_Thomaz_delegacao_MCTI_China_9-a-11-de-setembro_2023 (1)
Laís Thomaz: fez parte da comitiva do MCTI

Fotos: 16º Fórum de Inovação de Pujiang

A secretária de Relações Internacionais da Universidade Federal de Goiás (SRI/UFG), Laís Thomaz, integrou a delegação brasileira constituída pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)  que foi chefiada pelo presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera, durante visita oficial à China. A delegação também teve representantes do Ministério das Relações Exteriores e do Financiadora de Estudos e Projetos (CNPq). O grupo participou do 16º Fórum de Inovação de Pujiang na cidade de Xangai na China, de 9 a 11 de setembro de 2023, cujo tema foi "Ecossistema de Inovação Aberta: Inovação para Conectividade Global" e atraiu, ao longo de três dias, mais de 300 convidados de 32 países e regiões. A academia teve como delegados professores da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade de Brasília (UnB) além da UFG, os quais também proferiram palestras durante os eventos do Fórum. Laís Thomaz fez uma exposição sobre como as políticas de descarbonização contribuem para incentivos à pesquisa e à inovação.

O evento, que ocorre anualmente, busca promover o intercâmbio de desenvolvimento inovador, a disseminação de conceitos avançados, e a comunicação de ideias entre academia, governo e indústria. Também divulga as políticas mais recentes sobre o tema e incentiva a cooperação internacional em ciência e tecnologia. Na cerimônia de abertura do Fórum, foi lida uma carta do presidente Lula pelo embaixador do Brasil em Pequim, Marcos Galvão, e também houve a participação da titular do MCTI, Luciana Santos, por meio de um vídeo. O diretor de Programas de Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Osório Coelho, também participou das agendas pessoalmente em Pequim.

Laís_Thomaz_delegacao_MCTI_China_9-a-11-de-setembro_2023 (2)
Delegação brasileira cumpriu agenda com reuniões, feira e assinatura de memorando de cooperação

Além desta Cúpula, a professora da UFG participou de reuniões e eventos que também compuseram a agenda da delegação brasileira, tais como reunião com o ministro de Ciência e Tecnologia chinês Wang Zhigang, do 1° Seminário Brasil-China de Nanotecnologia, da visita ao Laboratório de Nanotecnologia do National Engineering Research Center for Nanotechnology, bem como esteve na cerimônia de assinatura do Memorando de Entendimento entre a Finep e a prefeitura de Xangai. Este memorando visa desenvolver e fortalecer a cooperação científica entre ambos os países em áreas como agricultura, aeroespacial, nanotecnologia, informação e comunicação, IA, Saúde, e tecnologias verdes, entre outras.

O Brasil teve destaque também no Global Tech-Matching Fair (Innomatch), com um pavilhão que teve participação da Embraer, Suzano e outras empresas brasileiras com apoio do Consulado do Brasil em Xangai liderado pelo cônsul-geral, Augusto Pestana, e pelo vice-cônsul, José Roberto de Andrade Filho.

O ano de 2023 marca o 30º aniversário do estabelecimento de uma parceria estratégica entre a China e o Brasil, e o próximo ano marcará também o 50º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países, estabelecendo as bases para a exploração de novos canais de cooperação bilateral. Por estas razões, o Brasil foi oficialmente convidado como País de Honra do Fórum de Inovação de Pujiang.

Fonte: SRI UFG, com informações MCTI e da organização do 16º Fórum de Inovação de Pujiang

Categorias: Notícias SRI Orgulho de ser UFG