20230828_135138.jpg

Reitoria apresenta ao Consuni proposta para Ensino na UFG

在 28/08/23 09:18 上。

Ideia é que uma comissão conduza discussões e minutas sejam apresentadas até novembro

Texto: Caroline Pires e Fabrício Soveral

Fotos: Marília Sabino

 

O Conselho Universitário da UFG reuniu-se em sessão ordinária, nesta sexta (25/8), no Centro de Eventos da UFG. Um dos pontos da pauta, mas que não teve finalidade deliberativa, foi a apresentação pela Reitoria de uma proposta de metodologia para a definição de diretrizes gerais para o ensino na UFG e uma atualização do RGCG. A ideia é que sejam apresentados ao Consuni a versão final dois documentos que, além de ser discutido em uma comissão, será avaliado pelo Conselho de Ensino Pesquisa, Extensão e Cultura, com a participação ativa dos coordenadores de curso. 

A reitora Angelita Pereira de Lima explicou que o momento é propício para provocar essa reflexão. Ela disse que recentemente ocorreu a discussão e deliberação na Câmara de Graduação sobre a estrutura curricular para a revisão dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) e, posteriormente, a discussão e deliberação pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão em realizar uma revisão/atualização do Regulamento Geral dos Cursos de Graduação (RGCG). “O que acontece? Nós temos o RGCG, mas nós não temos uma resolução, uma norma, que define quais são as diretrizes gerais. Para desenvolver de forma metodológica esse processo, pensamos em dois instrumentos normativos: primeiro, a elaboração das diretrizes gerais de ensino na UFG por meio de uma resolução; e segundo, a atualização do RGCG, conferindo a ele o seu caráter normativo/administrativo, mas retirando os excessos que de alguma maneira podem travar o andamento dos PPCs”, argumentou.

O vice-reitor Jesiel Carvalho falou que será criada uma comissão para a elaboração de uma minuta das diretrizes gerais de ensino e “o documento será distribuído para toda a Universidade”. Ele comentou que a iniciativa visa contemplar a diversidade de áreas de conhecimento e de áreas de atuação. “Hoje nós temos uma Universidade muito mais complexa, muito maior e também mais amadurecida. Esse documento dirá a sociedade o que a universidade tem no horizonte da graduação e permite a liberdade necessária aos PPCs”, destacou.

A ideia proposta, e que foi aberta para discussão e sugestões dos conselheiros, defende a formação de uma comissão, composta pelos pró-reitores da Prograd, PRPG, PRPI e Proec, além de representantes das grandes oito áreas do CNPq, estudantes e de técnico-administrativos. Segundo a reitoria o grande desafio é fazer o processo ser célere, mas com profundas discussões e que culminem em um documento que abarque a complexidade do ensino e priorize essa missão básica e fundamental, que é a própria razão de ser da universidade.

A minuta inicial sobre as diretrizes de ensino deve ser apresentada pela Reitoria aos conselheiros entre outubro e novembro deste ano.

 

DSC_1448.JPG.jpg

资源: Secom e Reitoria Digital

类别: Notícias Noticias Reitoria