
Estudante da FAV ganha concurso para mascote do Parque Mutirama
Matheus Rezende é o criador de Dinotrilho, um Braquiossauro laranja de olhos verdes e cabelo de montanha-russa
Texto: Renato Cirino e Piter Salvatore

O discente do 5° período do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG), Matheus Rezende Lima, teve seu trabalho premiado no concurso realizado pela Prefeitura de Goiânia para a escolha do primeiro mascote do Parque Mutirama, atração pública inaugurada em 1969. Durante cerca de dois meses, entre aproximadamente 500 obras inscritas no processo seletivo, dez propostas foram selecionadas com base em critérios de temática, criatividade e qualidade estética.
Dessa remessa, apenas quatro passaram pelo crivo do prefeito Rogério Cruz e passaram para a final do concurso. Uma votação on-line no perfil do Instagram Mutirama - @mutiramagyn - revelou a preferência do público por Dinotrilho, personagem digital criado por Matheus, que recebeu a premiação no próprio parque.
O Dinotrilho
Os principais elementos de inspiração para Matheus vieram da exposição permanente de réplicas de dinossauros e a montanha-russa existente no parque. Para o estudante, esses são os dois elementos imagéticos que marcam o Mutirama.
Sobre a composição, o discente destaca: “Faço uma relação entre o tamanho do pescoço [do dinossauro], com a altura que a montanha-russa do parque alcança, mas também coloco esse brinquedo como se fosse o cabelo do mascote, que simula um penteado punk para brincar com a ideia de uma criança travessa, que não costuma obedecer às regras”.
资源: FAV