Reuniao_PTSS_18-08-23

Secretário nacional de Economia Popular e Solidária visita a UFG

Em 18/08/23 19:08.

O objetivo foi discutir possibilidades de parcerias visando finalidades sociais e ambientais

Texto: Fabrício Soveral
Fotos: Henrique Moreira

polo

A Universidade Federal de Goiás (UFG) recebeu a visita do titular da Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (Senaes), Gilberto Carvalho, nesta sexta-feira (18/8). O titular da pasta, que faz parte da estrutura do Ministério do Trabalho, esteve acompanhado da deputada federal Adriana Accorsi, e conheceu um pouco das ações que são desenvolvidas no Polo de Tecnologias Sociais e Sustentabilidade (PTSS) da UFG. O objetivo foi discutir as possibilidades de parcerias entre o Polo e a Senaes, visando finalidades sociais e ambientais.

O coordenador do PTSS, Carlos Hoelzel, fez a apresentação do trabalho que é realizado no Polo, em parceria com catadores de materiais recicláveis e Ministério Público de Goiás (MP/GO), e falou sobre as necessidades para o avanço das ações e para o desenvolvimento pleno dos projetos. Hoelzel disse que a ideia é agregar valor ao trabalho dos catadores, incluindo ações de formação, e ao mesmo tempo promover a inclusão social e colaborar com a sustentabilidade através da reciclagem de materiais.

“Há uma alternativa que é organizar e capacitar esses catadores para que eles possam ser os donos, individual ou coletivamente, de processos de industrialização dos resíduos. Nesse caso, a ideia é que a Universidade entre no processo para contribuir na organização do trabalho, na capacitação, nos cuidados e no desenvolvimento dos processos produtivos”, argumentou o  vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho.

Gilberto Carvalho disse que o governo federal tem o objetivo de montar um projeto estruturante nacional para a questão dos catadores, algo que se transforme em uma política pública, pois a reciclagem de resíduos sólidos é algo essencial para toda a sociedade. “Percebi pelas conversas de hoje que há um processo de maturidade muito grande, a experiência de vocês pode ser um modelo para uma nova política nacional”, destacou.

Após reunião na Reitoria, o secretário da Sinaes fez uma visita ao PTSS, no Câmpus Samambaia. Entre os participantes dos encontros estiveram o promotor do MP/GO, Juliano de Barros Araújo; a presidente da Cooper Rama, Dulce Helena Vale; a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG, Luana Ribeiro; e o coordenador da Incubadora Social da UFG, Fernando Bartolo.

polo

Fonte: Reitoria Digital