
Embaixador da UE no Brasil participa de encontro da Rede Jean Monnet em Goiânia
Durante a visita de Ignacio Ybáñez devem ser destacados compromissos com a democracia, direitos humanos e liberdades fundamentais
A Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria com a Delegação Europeia no Brasil e o governo do Estado de Goiás realizam a conferência "O impacto da Cúpula União Europeia (UE) - Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a parceria estratégica com o Brasil", nesta quarta-feira e quinta-feira (16/8 e 17/8), no Hub Goiás, no Setor Universitário, em Goiânia. A solenidade de encerramento terá a participação do embaixador da UE no Brasil, Ignacio Ybáñez.
O encontro vai reunir no primeiro dia, exclusivamente, a rede de coordenadores dos projetos Jean Monnet (Rede JM), que estão sendo implementados no Brasil com o apoio da UE, e parceiros institucionais vinculados à União Europeia e ao governo do Estado. No segundo dia, além desse público, haverá representantes de órgãos do governo federal, instituições de pesquisa do Estado, e estudantes.
A conferência é um desdobramento da III Reunião de Cúpula Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) – União Europeia (UE), realizada na Bélgica no mês de julho de 2023. A titular da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da UFG, Laís Forti Thomaz, comenta que a iniciativa pretende contribuir para o avanço nos diálogos sobre a parceria estratégica UE-Brasil, diante os avanços obtidos na Cúpula e estimular debates sobre perspectivas futuras de cooperação, com foco nas prioridades evidenciadas na cúpula.
"Durante a participação do embaixador, devem ser destacadas as prioridades da parceria estratégica UE-Brasil, salientadas na Cúpula UE-Celac, entre elas o compromisso comum com a democracia, os direitos humanos e as liberdades fundamentais, o Estado de direito, o multilateralismo inclusivo e a cooperação internacional; o compromisso com a paz e a segurança em nível mundial, a cooperação em tema de comércio e investimentos, a transição digital e os esforços de luta contra as alterações climáticas, a colaboração em temas de justiça e a segurança para os cidadãos", afirma Laís.
Sobre a Cátedra Jean Monnet da UFG
A Cátedra Jean Monnet é promovida como forma de aprofundar o ensino dos assuntos europeus integrados ao programa curricular oficial de uma instituição de ensino superior, bem como proporcionar a ampliação de debates acerca de temas cada vez mais priorizados no mercado de trabalho. A política externa europeia para os direitos humanos e a democracia, como instrumento estratégico da ação externa da União Europeia e para suas relações com o Brasil e a América Latina, são temas comumente abordados na cátedra. Trata-se de um posto de ensino concedido pela Education, Audiovisual and Culture Executive Agency (Eacea), da União Europeia.
Serviço
"O impacto da Cúpula União Europeia (UE) - Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a parceria estratégica com o Brasil"
Datas e horários: 16 de agosto de 2023 (quarta-feira), das 13h às 19h (atividades fechadas para os membros da Rede JM); e 17 de agosto de 2023 (quinta-feira), das 9h às 13h.
Local: Centro de Excelência em Empreendedorismo Inovador (Ceei) – HUB Goiás
Endereço: R. 261, nº 384 - Setor Leste Universitário, Goiânia - GO, CEP: 74610-250
Clique aqui para consultar a programação
Fonte: Secom UFG