Encerramento semana 125 anos Faculdade de Direito

Palestra encerra programação dos 125 anos da FD

En 11/08/23 15:38 .

Também foram lançados o selo e carimbo comemorativo do aniversário

Texto: Kharen Stecca

Fotos: Júlia Barros

 

Uma conferência com o tema Direito e Justiça. além do lançamento de um selo e um carimbo comemorativo marcaram o último dia de atividades das celebrações dos 125 anos da Faculdade de Direito em Goiás.  A conferência foi realizada pelo professor titular da Faculdade de Direito, ex-reitor da UnB e coordenador do Projeto “O direito achado na rua”, José Geraldo Sousa Júnior e também o Secretário Executivo Adjunto do Ministério das Relações Institucionais da Presidência da República, José do Carmo Alves Siqueira.

Encerramento semana 125 anos Faculdade de Direito

O professor José Geraldo ficou recentemente em destaque na imprensa ao rebater uma deputada durante uma CPI do MST. O episódio foi lembrado durante o evento. O professor deslizou por autores e conceitos do campo jurídico destacando questões importantes como a necessidade de pensar o Direito como uma construção mediadora e abrir o Direito para outras possibilidades de pensar o mundo, tornando o conhecimento jurídico algo maior: “Jurista que é só jurista, nem jurista é”, lembra.  

Ele como todos os participantes, destacaram a relevância da criação do curso de Direito Agrário na Universidade Federal de Goiás. O curso foi pioneiro e abriu portas para ações que levam em conta as minorias. O professor ressaltou que as leis não mudam, senão com a mobilização social. “Foi preciso convencer muita gente sobre a necessidade do curso e mostrar que não feria a lei”, ressaltou. Ele também explanou sobre a ideia de elitização do Direito e que ele é necessário em todos os âmbitos, ressaltando também a importância dos movimentos sociais: “movimentos sociais são a articulação política que muda a sociedade”. 

Encerramento semana 125 anos Faculdade de Direito

O professor José do Carmo  lembrou da homenagem realizada in memorian durante a semana de comemorações dos 125 anos da Faculdade de Direito à professora, jornalista e poeta e a primeira mulher negra, Leodegária de Jesus, a receber o título da instituição. Ele ressaltou que Leodegária queria fazer Direito e por discriminação foi impedida de realizar o sonho: “Fosse hoje, Leodegária seria muito bem recebida na UFG”, afirmou. 

O professor também ressalta a importância do curso de Direito Agrário para as políticas de ações afirmativas: “Eram tão poucos estudantes, algo tão pequeno, mas que gerou ataques de todas as formas”, avalia ele que acompanhou de perto todo o processo. Ele lembra que havia estudantes de 19 estados diferentes na turma que abriu portas para essas políticas para grupos específicos no Brasil. José do Carmo também lembrou dos acontecimentos de 8 de janeiro no país e relembrou que há movimentos que não foram superados e que precisamos, mais do que nunca, defender a democracia. 

Encerramento semana 125 anos Faculdade de Direito

Também participaram da mesa de encerramento do evento o Secretário Nacional de Assunto Legislativos, Elias Vaz de Andrade, representando o Ministro da Justiça, Ricardo Capelli; José do Carmo representou o Ministro Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha; o Desembargador do Tribunal de Justiça de Goiás, Vicente Lopes; o Superintendente do Iphan, Pedro Wilson; a Vereadora de Goiânia, Kátia Maria; a Diretora do Câmpus Goiás, Margareth Arbués; o Procurador da Câmara Municipal de Goiânia e Presidente da Associação dos Egressos da UFG, Eliomar Pires; o Diretor da Faculdade de Direito, José Querino; o Pró-reitor de Graduação representando a Reitora Angelita Pereira de Lima, Israel Elias Trindade; e a vice-diretora e coordenadora do evento, Silzia Alves Carvalho. 

Encerramento semana 125 anos Faculdade de Direito

Selo e Carimbo comemorativo - No segundo momento da cerimônia foi entregue à comunidade um selo comemorativo aos 125 anos da Faculdade de Direito e um carimbo que será utilizado na Agência Central dos Correios. Em seguida foi descerrada uma placa comemorativa aos 125 anos do Direito com a presença das autoridades. 

Encerramento semana 125 anos Faculdade de Direito

Encerramento semana 125 anos Faculdade de Direito

Saiba mais:

UFG concede título de Doutora Honoris Causa a Leodegária de Jesus (2023)

FD UFG lança semana de celebração dos 125 anos da unidade acadêmica (2023)

Primeira turma de Direito para campesinos completa 10 anos de formados (2023)

 

Fuente: Secom UFG

Categorías: Notícias FD Medula Óssea 125 anos Direito