JORGE WILLIAN SUEB 23

Em 01/08/23 18:36.

Evento foi organizado pela Delegação da União Europeia no Brasil e UnB

JORGE WILLIAN SUEB 23

O estudante de Relações Internacionais da Universidade Federal de Goiás (UFG), Jorge Willian Ferreira Gonçalves, de 21 anos, ficou em primeiro lugar na 6ª Simulação da União Europeia no Brasil (Sueb). O evento ocorreu nos dias 21 e 22 de julho e foi organizado pela Delegação da União Europeia no Brasil e pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB). A Sueb, que busca propor debates que instigam o conhecimento dos participantes e fornecem experiências acadêmicas e interpessoais únicas, trouxe “resposta da União Europeia às ameaças à paz e segurança” como tópico desta edição.

Jorge conta que ficou sabendo da oportunidade por meio de um evento realizado pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da UFG em 2022 com o embaixador da União Europeia no Brasil, mas ficou ainda mais interessado após saber que outros colegas de curso já haviam participado em outras edições. O estudante começou a se preparar assim que soube que havia sido selecionado. “Logo mergulhei nas leituras sobre o funcionamento da União Europeia com os guias da Comissão Organizadora e também assistindo a algumas aulas abertas da Cátedra Jean Monnet na UFG”, contou o estudante, que foi sorteado para representar a Suécia.

Ao descobrir qual país iria representar na simulação, Jorge se aprofundou na história e nas relações exteriores da Suécia, através de documentos oficiais do governo e do Ministério das Relações Exteriores do país. Além disso, Jorge produziu vários materiais para consulta que o auxiliaram bastante durante os trabalhos na simulação, e até mesmo começou a estudar um pouco de sueco por conta própria. “Foi realmente uma preparação bem intensa”, afirmou.

Segundo Jorge, participar da Sueb foi uma experiência única, não só pela oportunidade de aprofundar os conhecimentos a respeito da União Europeia durante a preparação, mas também por despertar um novo interesse em diferentes tópicos de estudos e pesquisas. “Meu interesse por estudos europeus e, sobretudo, pela política externa sueca, aumentaram consideravelmente e já pensei até mesmo em estabelecer um tema de monografia sobre isso”, revelou o estudante.

Além disso, o jovem teve a oportunidade de conhecer e fazer amizade com pessoas de todas as diferentes áreas do Brasil. “Essa multiculturalidade e diversidade geográfica presentes na simulação foram muito enriquecedoras e únicas quando falamos de simulações no nosso país, que geralmente são dominadas pelas regiões sul e sudeste”, compartilha Jorge. “Participar da Sueb foi uma experiência que me agregou muito tanto no aspecto profissional e acadêmico, quanto no aspecto pessoal.”

A respeito da vitória, Jorge conta que ficou surpreso quando o embaixador Ignácio Ybáñez anunciou que ele havia ficado em primeiro lugar. “O nível dos demais participantes era altíssimo, havia diversas proposições de alto nível. Fico muito feliz por conseguir representar o meu curso e a UFG e ter voltado pra casa com o 1º lugar.” Jorge fez um agradecimento especial à oportunidade concedida pela União Europeia neste projeto, bem como à Comissão Organizadora pelo imenso acolhimento e cuidado com todos os participantes da Simulação.

Fonte: SRI

Categorias: Notícias Orgulho de ser UFG FCS