PTSS UFG.png

Polo de Tecnologias Sociais e Sustentabilidade é estruturado na UFG

在 04/07/23 08:31 上。

Consuni aprovou o PTSS que sediará, entre outros projetos, uma usina de processamento de vidro

Texto: Caroline Pires

Reafirmando o seu papel para o desenvolvimento social do estado de Goiás, foi aprovado no último Conselho Universitário, no dia 30/6, a resolução que dispõe sobre a criação e estruturação do Polo de Tecnologias Sociais e Sustentabilidade (PTSS), que já se encontra em funcionamento na UFG. Com a institucionalização do polo por meio da resolução, a ideia é facilitar a participação em projetos visando a captação de recursos e melhor estruturação do espaço, voltado para as tecnologias sociais e a sustentabilidade.
A área de 12 hectares, localizada próxima a Escola de Agronomia da UFG já tem recebido iniciativas relacionadas ao tema. No local está instalada uma usina de biodiesel, que foi recebida pela UFG como doação do Ministério de Ciência e Tecnologia, e se prepara para entrar em funcionamento em breve, além de uma unidade de compostagem, ambos os projetos coordenados pela Escola de Agronomia.
O PTSS também já recebeu equipamentos para a estruturação de uma unidade piloto de processamento de vidro, que é coordenado pela Incubadora Social e a Cooperativa Central das Cooperativas de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis (Rede Uniforte). O vidro é o segundo resíduo mais encontrado pelas coletas de lixo e um dos que possui um preço de produção mais barato. Contudo, o vidro também é um dos materiais que mais levam tempo para se decompor, levando milhares de anos para de desfazer na natureza e causando prejuízos para o Meio Ambiente.
A pró-reitora de Extensão e Cultura, Luana Ribeiro, destacou que uma comissão já está discutindo o tema há mais de um ano. “Por conta da sua amplitude de atuação, o PTSS será vinculado ao Gabinete da Reitoria, uma vez que trata de questões que dizem respeito a toda à universidade. A ideia é que sejam desenvolvidas ações de ensino, pesquisa e extensão no local”, afirmou a pró-reitora.
Destacando que o projeto é inovador, a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, lembrou que há grandes expectativas para o PTSS. “Sem dúvida o polo servirá como um dimensionador da necessidade de investimentos nessa área em Goiás. Esse é um setor estratégico de atuação e terá alto impacto social”, ressaltou. O PTSS contará com um comitê gestor e um conselho administrativo, com integrantes dos projetos instalados no polo.
A minuta da resolução foi aprovada por unanimidade e sem alterações pelo Conselho Universitário.

类别: Notícias Noticias Proec Reitoria