Divulgação - O Micronauta Curta-metragem

Imagens do LabMic/UFG viram cenário de curta-metragem

Em 27/06/23 18:27.

A animação "O Micronauta" será lançada na próxima sexta-feira, 30/6, no YouTube

 Divulgação - O Micronauta Curta-metragem

Primeira animação com imagens capturadas por microscópio de varredura eletrônica no mundo, o curta-metragem O Micronauta - Aventuras gigantescas em escalas microscópicas será lançado nesta sexta-feira (30/6), no canal youtube.com/omicronauta (veja o trailer abaixo). Os cenários em que os personagens Micronauta, o explorador espacial que visitará a Terra, e seus ajudantes, a cadete Keka e o robô Xb-12, viverão suas aventuras foram construídos a partir de microfotografias obtidas no equipamento disponível no Laboratório Multiusuário de Microscopia de Alta Resolução (LabMic) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

O curta-metragem é voltado para crianças em idade pré-escolar e tem objetivos educativos e científicos. A equipe do filme explica que a utilização de imagens microscópicas “além do simples ineditismo, confere um grande potencial criativo e educativo para a proposta, promovendo também o acesso do público a incríveis imagens geradas por um equipamento de altíssima tecnologia”. 

O LabMic está localizado no Instituto de Física (IF), possui três microscópios de alta resolução e é considerado um dos mais bem equipados do Brasil Central. Resultado do esforço de professores de várias unidades acadêmicas para implantar na Universidade uma infraestrutura de microscopia de alta resolução, o laboratório oferece suporte para pesquisa científica e tecnológica em diferentes áreas do conhecimento.

O Micronauta é dirigido por Emerson Rodrigues. A produção executiva é de Daniela Fiuza. O projeto foi patrocinado pela Petrobras Cultural por meio da Lei Rouanet. Mais informações podem ser obtidas no site da animação. 

Sinopse: O programa de maior audiência em sete sistemas estelares finalmente chegou até a Terra. Micronauta, o grande explorador espacial, vai explorar esse imenso e exótico planeta, mas para essa difícil tarefa ele vai contar com a ajuda da cadete Keka e Xb-12, seu companheirinho robô. O planeta Terra pode ser incrivelmente perigoso quando se tem apenas 30 mícrons de altura, uma pequena formiga pode ser a criatura mais assustadora que já se viu! O curta-metragem destina-se à crianças em idade pré-escolar, tem objetivos educativos e científicos, nos quais reside seu valor social e cultural.

Classificação indicativa: Livre para todas as idades.

Personagens:

- Micronauta: Uma versão espacial de Dom Quixote. Do alto dos seus 30 mícrons de altura, traz consigo a jovem aprendiz cadete Keka e o auxiliar robô XB-12, únicas razões verdadeiramente mais importantes para ele do que sua própria missão.

- Cadete Keka: Jovem cadete exploradora, curiosa e inteligente, admira sinceramente o Micronauta por sua coragem e disposição, mas sabe que ele não é perfeito. Com a ajuda de XB-12, seu companheirinho auxiliar robô, está sempre salvando Micronauta de sua própria imprudência, enquanto explora e analisa um enorme planeta desconhecido, que nós chamamos de Terra.

- XB-12, o robozinho: Pequeno robozinho auxiliar de exploração, tem a cadete Keka como sua maior parceira, juntos eles sempre acabam salvando o dia, apesar de XB-12 nunca estar animado para as peripécias das explorações de Micronauta e não ver a hora de poder voltar para casa.

Mais informações: No site www.omicronauta.com.br ou no perfil do Instagram @o_micronauta

Veja o trailer do curta-metragem:

Fonte: Comunicação IF/UFG, com informações da ProCultura Assessoria de Imprensa

Categorias: Notícias Instituto de Física