
Audiência Pública discute situação de animais de rua na Cidade de Goiás
Foi criada uma comissão para apresentar um plano de combate ao abandono
Os servidores públicos federais Carlos Carvalho e Paulo Oliveira, vinculados ao Centro de Recursos Computacionais da Universidade Federal de Goiás (UFG) - Câmpus Goiás, promoveram uma audiência pública ocorrida na Câmara de Vereadores da Cidade de Goiás-GO para discutir a situação de abandono de animais de pequeno porte na cidade, que tem se agravado nos últimos anos.
Na mesa de autoridades, estiveram presentes o promotor de Justiça da Cidade de Goiás, os secretários de Meio Ambiente e Saúde, além do presidente da Câmara. Destaque também para a participação do diretor da Escola de Veterinária da UFG, professor Adilson Damasceno, que trouxe importantes contribuições à discussão. Também participaram representantes da UPA GOYA, Synara Baía, e protetores independentes.
Carlos Carvalho usou de fotos e vídeos para mostrar a situação em que se encontravam os animais. podem dizer mais que mil palavras e, para ilustrar a situação dos animais no lixão, projetou diversas fotos e vídeos. Paulo Oliveira ressaltou a importância de se fazer uma campanha para conscientizar as pessoas quanto aos problemas advindos do abandono de animais. Synara destacou que, com o apoio da UFG, a audiência se concretizou, fato desejado há muito tempo por ela.
O professor Adilson reforçou que ações como campanha publicitária e trabalho educativo deve focar principalmente em crianças. Destacou ainda que a castração é uma boa alternativa, mas que atende apenas de forma imediata o problema de abandono. Pontuou que as melhores ações seriam um mutirão de castração e campanhas publicitárias.
Paulo Oliveira complementou que a cidade conta com três instituições de ensino (IFG, que inclusive oferta curso de Cinema, portanto, com inúmeras possibilidade de contribuição em peças publicitárias como curta metragens; UEG e UFG, que oferta o curso de Administração e disciplinas na área de Marketing e Propaganda, que também poderiam contribuir na criação de materiais textuais publicitários). Isso se daria, segundo Paulo Oliveira, na forma de projetos de extensão das instituições em parceria com a Prefeitura de Goiás.
O secretário de Meio Ambiente destacou que a pasta tem muitas demandas e que tem feito o que é possível para encaminhar resoluções adequadas para o problema.
Durante a audiência, foram discutidas várias possibilidades para enfrentar o problema do abandono de animais, como a criação de uma campanha publicitária, a realização de feiras de adoção, a conscientização da população sobre a importância da castração e a criação de um programa de recolhimento de animais abandonados.
A audiência pública realizada na Câmara de Vereadores foi um importante passo para mobilizar a sociedade e discutir soluções para o problema. Espera-se que a comissão instituída nessa audiência possa apresentar um plano efetivo para combater o abandono de animais e garantir o bem-estar de todos os seres vivos na cidade.
Fonte: Câmpus Goiás - UFG
Categorias: Notícias Câmpus Goiás