18º tenpo capa

Prorrogadas inscrições para oficinas gratuitas da 18ª TeNpo

Em 25/05/23 18:33.

Prazo foi estendido para domingo, 28/5, para ampliar a divulgação na região Norte do Estado

A Mostra de Teatro Nacional de Porangatu – TeNpo 2023 prorroga até domingo (28/05) o recebimento de inscrições para as oficinas gratuitas de circo, dança e teatro, pelo site https://mostratenpo.cultura.go.gov.br. Pessoas interessadas na formação em artes cênicas e residentes no Norte de Goiás também poderão se inscrever pessoalmente, no Centro Cultural de Porangatu: sexta e sábado, de 8h às 18h, e domingo, de 8h às 14h.

O TeNpo 2023 é realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Secretaria da Retomada, com correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE).

Além de espetáculos nacionais e regionais, em 2023, a programação da mostra prevê a realização de sete oficinas e um workshop, em Porangatu. As atividades são destinadas a profissionais e iniciantes do teatro, dança e circo, bem como a educadores, mediadores de leitura, pesquisadores e pessoas com interesses diversos nas artes cênicas. A 18º edição do festival também conta com a parceria da Prefeitura de Porangatu, Goiás Social e Academia Esparta como parceiras.

Formação e qualificação

TENPO FOTO 1

A atriz, bailarina e cantora Nay Fernandes (SP) inicia no primeiro dia do festival os trabalhos da oficina Corpo e Criação para Teatro Musical. Atuante no Teatro Musical Brasileiro há mais de 14 anos, com experiência em grandes musicais nacionais e internacionais, ela traz estudos e ferramentas para criar e construir personagens através do corpo. A oficina tem carga horária de 16 horas, com 20 vagas para pessoas maiores de 14 anos.

LEO MIGGIORIN

Atrizes e atores também terão oportunidade de qualificação na oficina ministrada pelo ator Leonardo Miggiorin (SP) intitulada “Playback Teatro sua Identidade na Arte”, entre 2 e 4 de junho. O instrutor utilizará jogos de improvisação para estimular a criatividade e a espontaneidade. Com ênfase na dramatização, a oficina prevê elaboração de texto e encenação, utilizando figurinos, imagens e elementos cênicos concebidos a partir da pesquisa realizada pelo grupo de até 20 participantes. Segundo Miggiorin, o produto final da oficina será compartilhado com o público do TeNpo.

Estruturada em quatro encontros, a oficina Direção de Arte conduzida pelo cineasta Benedito Ferreira (GO) pretende apresentar os elementos que fundamentam o pensamento e a prática da direção de arte no campo das visualidades cênicas, tendo como base as relações entre a direção de arte, a cenografia e a encenação. Com 25 vagas disponíveis, a oficina propõe a realização de um projeto individual e completo de cenografia, com foco em montagens para teatro e dança.

TENPO FOTO 2

Para quem se interessa pelo corpo em movimento, Iasmyn Borges (GO) propõe a oficina “Dança para Todes”, nos quatro dias do festival. A busca de leveza e diversão será o ponto de partida para as práticas introdutórias de Jazz Funk, Danças Urbanas e Improvisação, neste grupo que tem 25 vagas abertas para maiores de 14 anos.

A performatividade associada a artifícios cênicos e musicais está a serviço da contação de histórias, na oficina conduzida pela atriz e arte-educadora, Juliana Mado. Nesta vivência que envolve artes integradas, a instrutora trabalha com a possibilidade de provocar experiências transformadoras para quem narra e para o público que presencia a narração de boas histórias publicadas ou difundidas pela oralidade.

Práticas circenses também estão previstas em duas oficinas, que serão realizadas sob a lona do Circo Limpando o Olho, instalado no Setor Solar Flamboyant, durante o TeNpo. No dia 2 de junho, o artista circense Rafael Fabrício Eckert (GO) compartilha práticas iniciantes em Malabares. No dia seguinte, juntamente com Julianna Miranda Queiroz e Marcos Paulo Rodrigues Melo (GO), Eckert introduz técnicas de Acrobacias e Equilibrismo.

Confira abaixo a programação completa das atividades formativas do TeNpo:

Oficina: Corpo e Criação para Teatro Musical
Instrutora: Nay Fernandes (SP)
01 a 04/06─08 às 12h

Oficina: Playback Teatro sua Identidade na Arte ─ Atuação
Instrutor: Leonardo Miggiorin (SP)
02 a 04/06 ─09 às 13h
Faixa etária: 16 anos

Oficina: Dança para Todes─ Danças Urbanas
Instrutora: Iasmyn Borges (GO)
01 a 04/06 –14h às 15h15 e 15h45 às 17h
Vagas: 25