IMG-20230525-WA0016.jpg

Ceia UFG será Centro de Competência em Tecnologias Imersivas

Em 25/05/23 09:41.

Inéditos no Brasil, Centros de Competência vão colocar o País no mapa das tendências em inovação

Texto: Bruno Cunha - Assessoria de Comunicação Ceia/UFG

O Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) anunciaram as instituições selecionadas para formação de três Centros de Competência (CCs) em áreas de tecnologia de fronteira, como 5G e 6G, tecnologias imersivas aplicadas a mundos virtuais e Open RAN (Open Radio Access Networks), durante encontro no MCTI, em Brasília (DF). As instituições, Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia-UFG), Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) e Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), são os primeiros Hubs que irão aproximar a Indústria dos desafios tecnológicos. A reunião com as instituições contempladas foi realizada ontem, 24/5, em Brasília.

IMG-20230525-WA0016.jpg

De acordo com Telma Soares, professora do Instituto de Informática e diretora executiva do Ceia/UFG, o CCs será pioneiro na fronteira tecnológica. "O setor industrial terá a oportunidade de contar com pesquisas inovadoras e ser beneficiado com tecnologias, ainda que emergentes, junto aos Centros de Competência", afirma Soares.

O Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (Ceia-UFG), que tem apoio do Governo de Goiás, receberá o investimento de R$ 80 milhões, sendo R$ 60 milhões do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), e outros R$ 20 milhões do Consórcio formado pela FAPEG, SEBRAE GO e Empresas Privadas.

Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti), José Frederico Lyra Netto, a conquista é o reconhecimento de que Goiás faz ciência e inovação de ponta no Brasil. "É também um indicativo que consolida Goiás como um centro de referência tecnológico e de Inteligência Artificial no país. Além disso, enquanto política pública, o resultado coroa a união entre o governo estadual, que apoia o centro de excelência; a academia, com a formação de talentos; e o mercado, uma vez que o Ceia tem parcerias com várias startups e empresas".

IMG-20230525-WA0013.jpg

Frisando que o governo federal está recuperando os investimentos na produção de conhecimento, a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, acredita que é fundamental a adoção da estratégia de reindustrialização do país em novas bases. "Este modelo de apoio à inovação concebido pelo MCTI com a Embrapii significa a união entre a academia e o setor produtivo em busca de soluções para as demandas e desafios da indústria do futuro. Ao criar hubs de inovação, os Centros de Competência vão atrair mão de obra qualificada, estimular atividades de pesquisa e desenvolvimento, além formar recursos humanos e contribuir para o desenvolvimento de soluções de alta complexidade tecnológica", defendeu.

O Ceia/UFG realizará a interação entre o mundo físico e virtual. Estudos sobre tecnologias que visam simular o mundo físico, por meio da realidade virtual, criando um sentimento de imersão, estimulando os sentidos – visão, audição, tato, olfato, paladar - e criando sensações reais. Representaram o CEIA/UFG, na solenidade, Telma Soares, Jesiel Carvalho, vice-reitor da UFG, Anderson Soares, coordenador de pesquisas Ceia e Edward Madureira, reitor da UFG por três mandatos.

Fonte: Cunha Comunicação

Categorias: Notícias Noticias Ceia UFG