fica 2023 camera

Fica anuncia curtas e longas selecionados para as mostras competitivas

Em 19/05/23 17:48.

Seleção das ações formativas do Festival ainda está com inscrições abertas até 24 de maio 

fica 2023 camera

O 24º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) anuncia os filmes selecionados para as mostras competitivas. Curtas e longas metragens nacionais e internacionais vão competir em três categorias: Mostra Internacional Washington Novaes; Mostra do Cinema Goiano e Mostra Becos da Minha Terra, que exibe produções da Cidade de Goiás.

O Fica também abriu as inscrições para a seleção de ministrantes de ações formativas sobre a preservação do meio ambiente e também para a seleção de artistas locais da cidade de Goiás para realização de apresentações artísticas e culturais durante o 24º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 24 de maio, exclusivamente por meio de preenchimento e envio de formulário on-line, disponível no link: https://fica.go.gov.br/.

O Fica será realizado entre os dias 13 e 18 de junho de 2023, na cidade de Goiás. Promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (FRTVE), o evento também conta com a parceria da Secretaria de Estado da Retomada, Goiás Social, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (UFG), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Prefeitura da cidade de Goiás.

Filmes Selecionados

MOSTRA WASHINGTON NOVAES

Para a Mostra Internacional Washington Novaes, foram selecionados seis longas-metragens e oito curtas-metragens, sendo seis filmes estrangeiros e oito filmes brasileiros, incluindo três produções goianas.

Os filmes internacionais vêm de seis países diferentes em três continentes: Canadá, Estados Unidos, Suíça, Marrocos, Bélgica e França. Os filmes brasileiros chegam de cinco estados diferentes: Goiás, São Paulo, Amazonas, Minas Gerais e Mato Grosso e incluem dois filmes de realizadores de duas comunidades indígenas: Yanomami e Kuikuro. Em termos de gênero, são 10 documentários, dois experimentais, uma ficção e um filme que se categoriza como ficção e experimental.

Cinco membros da Comissão de Seleção da Mostra Washington Novaes foram selecionados por edital público e dois foram indicados por instituições parceiras na realização do FICA 2023, o Conselho Estadual de Cultura de Goiás e a Universidade Estadual de Goiás.

Foram eles: o diretor e artista visual Benedito Ferreira, de Goiânia (GO), o diretor Cássio Kelm, de São Paulo (SP), a professora e fotógrafa Juliane Peixoto, de Brasília (DF), o produtor e diretor Fernando Segtowick, de Belém (PA), a professora Geórgia Cynara, de Goiânia, o diretor Santiago Dellape, de Brasília (DF) e o professor e escritor Solemar Oliveira, de Anápolis (GO).

Ações formativas

As ações formativas sobre a preservação do meio ambiente poderão ter o formato de minicurso ou oficina, previstas em Plano de Trabalho para a realização do Fica 2023. Poderão participar projetos propostos por pessoas físicas ou jurídicas, residentes ou com sede no Estado de Goiás. O participante da seleção somente será considerado inscrito após submeter on-line o formulário devidamente preenchido e acompanhado de uma lista de documentos.

A UFG e a Fundação RTVE serão responsáveis pela indicação de três membros que integrarão a Comissão de Seleção de propostas de ações formativas sobre a preservação do meio ambiente. Cabe a Comissão receber, analisar e selecionar os trabalhos. Serão selecionados quatro projetos de ações formativas sobre a preservação do meio ambiente.

*Atividades artísticas e culturais*
Poderão participar da seleção de artistas locais da cidade de Goiás para realização de apresentações artísticas e culturais durante o 24º Fica projetos propostos por pessoas físicas ou jurídicas, estas últimas, cujo ramo de atividade – código da atividade econômica registrada – seja compatível e pertinente ao objeto da contratação. Só poderão participar desta programação projetos artísticos e culturais que foram produzidos e/ou executados por artistas residentes na Cidade de Goiás, com comprovação de residência. 

No total, serão ofertadas 75 vagas para atividades artísticas e culturais em diversas modalidades. Entre elas, apresentações musicais, apresentações circenses, manifestações carnavalescas, festejos da cultura popular, manifestações de capoeira, vocalização de poesias, teatro, dança, contação de histórias, lançamentos ou apresentações de livros, feira de artesanato, feira de gastronomia e feira de artes visuais.

O Conselho Municipal de Cultura da Cidade de Goiás será responsável pela indicação de cinco membros para integrar a Comissão de Curadoria de propostas de artistas locais. Essa Comissão vai receber, analisar e selecionar os trabalhos artísticos, bem como conferir a documentação exigida para a contratação.

 

FILMES SELECIONADOS

Longas-metragens:

Adrian Cowell 50 anos no Brasil
Brasil (GO), Documentário, 103 minutos, 2023
Direção: Vicente Rios Ano: 2023

Sinopse: O longa metragem sintetiza alguns dos principais acontecimentos nacionais e internacionais, por meio de seus protagonistas e antagonistas, sob o olhar de Adrian Cowell e suas equipes de documentaristas que registraram por 50 anos as transformações ocorridas na Amazônia brasileira, com seus aspectos sociais, ambientais, políticos, culturais.

A invenção do Outro
Brasil (SP/AM), Documentário, 144 minutos, 2022
Direção: Bruno Jorge

Sinopse: Em 2019, a Funai realiza a maior expedição das últimas décadas na Amazônia para tentar encontrar e estabelecer o primeiro contato com um grupo de indígenas isolados da etnia dos Korubos em estado de vulnerabilidade e ainda promover um delicado reencontro com parte da família já contactada poucos anos antes.

Aya
Bélgica/França, Documentário, 90 minutos, 2021
Direção:: Sébastien Andres, Alice Lemaire

Sinopse: Aya está crescendo com sua mãe na ilha de Lahou. Alegre e despreocupada, ela gosta de colher cocos e dormir na areia. No entanto, seu paraíso está fadado a desaparecer debaixo d'água. Enquanto as ondas ameaçam sua casa, Aya toma uma decisão: o nível do mar pode subir, mas ela não vai sair de sua ilha.

Fragments from Heaven
Marrocos, Documentário, 84 minutos, 2022
Direção: Adnane Baraka

Sinopse: Procurar rochas na imensidão do deserto marroquino pode parecer absurdo. A menos que sejam pedras celestiais, com o poder de mudar a vida de quem as encontra. Mohamed – o nômade – e Abderrahmane – o cientista – vasculham as terras áridas em busca de meteoritos, cada um com suas próprias razões.

Rejeito
Brasil (SP/MG), Documentário, 75 minutos, 2023
Direção: Pedro de Fillippis

Sinopse: Após os maiores rompimentos de barragens de rejeito da história, novas barragens ameaçam romper sobre milhões de pessoas em Minas Gerais. Uma conselheira ambiental do estado confronta o modus operandi do governo e mineradoras, enquanto moradores resistem em suas comunidades ameaçadas.

OSTROV - Lost Island
Suíça, Documentário, 91 minutos, 2021
Direção: Svetlana Rodina, Laurent Stoop

Sinopse: Na ilha de Ostrov, no Mar Cáspio, os habitantes, esquecidos pelo Estado russo após o colapso da União Soviética, sobrevivem da caça furtiva. Ivan sai regularmente para o mar arriscando sua vida e liberdade. Além do aspecto político, a visão empática do filme também pinta um comovente retrato familiar de seus protagonistas, que se apegam a um sentimento de esperança em sua família e comunidade. A forte abordagem audiovisual que captura a beleza natural da ilha destaca o potencial cinematográfico do filme.

 

Curtas e Médias-Metragens:

À beira do Rio das Almas
Brasil (GO), Ficção/Experimental, 16 minutos, 2023
Direção: Taize Inácia dos Santos

Sinopse: À beira do Rio das Almas, em Pirenópolis (GO), acontecimentos reais são trazidos à tona através de Joanna e, a partir daí, histórias de pessoas negras se cruzam numa elipse temporal.

Arrorró
Brasil (GO), Experimental, 9 minutos, 2022
Direção: Rafael de Almeida

Sinopse: Na Espanha, a erupção do vulcão de La Palma obriga centenas de famílias a abandonar suas casas. Um refugiado colombiano aproveita o caos e ocupa uma casa vazia na ilha.

Atér
Canadá, Experimental, 21 minutos, 2021
Direção: Marie Fages

Sinopse: Sahar explora incansavelmente paisagens vulcânicas para encontrar um mineral raro. Mas o que ela descobre abala suas pesquisas, sua ligação com a atmosfera e nossa Via Láctea.

Continuum
EUA, Documentário, 7 minutos, 2023
Direção:: Rowan Ings, Sruti Visweswaran

Sinopse: A lua da primavera na Califórnia é marcada pelo transporte anual de abelhas de todo o país para polinizar milhões de amendoeiras no Vale Central. Filmado ao longo de um ciclo lunar, Continuum mostra como o vento, a água, as abelhas e o solo encontram as mãos humanas e a indústria, para criar um retrato da agricultura moderna.

Curupira e a Máquina do Destino
França/Brasil, Ficção, 25 minutos, 2021
Direção: Janaina Wagner

Sinopse: Filmado em 2021 nas estradas Transamazônica, BR-319 e na vila real de Realidade, no sul da Amazônia, Curupira e a Máquina do Destino é o encontro entre a entidade Curupira, um demônio queer que protege as florestas do Brasil, e o encarnado fantasma de Iracema, uma prostituta de 14 anos.

Febre da Mata
Brasil (MT), Documentário, 9 minutos, 2022
Direção: Takumã Kuikuro

Sinopse: O pajé e sua família saem para pescar. Durante a pesca, uma onça se aproxima e começa a esturrar assustada em busca de ajuda. Seu grito é um alerta. O pajé retorna imediatamente para a aldeia e alerta seu povo do perigo que se aproxima. Ele busca força espiritual na pajelança à medida em que sua preocupação cresce. O fogo invade a floresta e os animais fogem em busca de abrigo, mas muitos não resistem e morrem. A floresta arde em chamas e depois a seca é extrema.

Thuë pihi kuuwi - Uma Mulher Pensando
Brasil (AM), Documentário, 9 minutos, 2023
Direção: Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami, Roseane Yariana Yanomami

Sinopse: Uma mulher yanomami observa um xamã durante o preparo da Yãkoana, alimento dos espíritos. A partir da narrativa de uma jovem mulher indígena, a Yãkoana, que alimenta os Xapiri e permite aos xamãs adentrarem o mundo dos espíritos, também propõe um encontro de perspectivas e imaginações.

Zug Island
Canadá, Documentário, 22 minutos, 2022
Dir: Nicolas Lachapelle

Sinopse: Situado entre Windsor e Detroit, o complexo industrial da Ilha Zug produz um zumbido misterioso chamado "Windsor Hum". Um técnico de som viaja até o local para encontrar sua fonte. No caminho, ele conhece pessoas afetadas pelas consequências cada vez maiores da ilha impenetrável.

 

Mostra do Cinema Goiano

A Comissão de Seleção das mostras do Cinema Goiano e Becos da Minha Terra foi selecionada através de edital público e composta pela atriz e cineasta Danny Barbosa, de João Pessoa (PB), pelo roteirista Hermes Leal, de São Paulo (SP) e pela produtora Karina Paz, de Salvador (BA).

Afro X
Experimental, 11 minutos, 2022
Direção: Gleyde Lopes, Flávys Guimarães

Sinopse: Afro X é um curta metragem de investigação cênica a partir da mitologia dos orixás com as danças urbanas. O interesse nesse processo não está somente em usar os elementos e os arquétipos dos orixás e danças urbanas, mas também em investigar novas possibilidades para se pensar uma dança de identidade negra. A relação entre essas duas linguagens se dá através do Dancehall e Oxum, focando na sensualidade e na leveza das movimentações. Hip Hop Dance e Ogum em que o enfrentamento simbólico e movimentos com tônus muscular se encontram nessa ligação. Vogue e Iansã, concentrando as movimentações nos braços e giros. Todas as junções buscam trazer esse imaginário de como podem ser esses arquétipos nas pessoas e no seu dia a dia. Afro X é o nome dado para esses elos. Poderia ser o X o resultado de uma equação em que trajetória e busca pessoal se somam ou multiplicam no processo de descoberta e invenção do meu corpo de meu corpo negro na dança. Danças Urbanas + Orixás * Criação + Identidade = X.

Avôa
Documentário, 4 minutos, 2022
Direção: Lucas Mendes

Sinopse: Avôa conta a história de um reencontro que não é no aqui e agora, é um reencontro de gerações que permeia as questões de pertencimento, raça, masculinidade e apresenta uma proposta de recontar as histórias de uma família preta, periférica, a partir de dois pontos geracionais. Avô (Erculano Ribeiro) e neto (Lucas Mendes). Matar o pássaro de ontem com uma pedra que só foi lançada hoje é recriar no agora as possibilidades exterminadas para a população preta ao longo da história num passado não tão distante. Avôa fala da negociação através de nossas memórias afetivas de humanidade que é inegociável.

Dance Funk!
Documentário, 30 minutos, 2022
Direção: Susan Maria da Graça Castro dos Santos

Sinopse: A dança funk surge de corporeidades negras nas periferias brasileiras, tendo o passinho dos malokas (SP) e o passinho foda (RJ) como duas de suas ramificações. Essas manifestações culturais são atravessadas por saberes ancestrais oriundos da diáspora africana. O documentário Dance Funk!, dirigido por Susan Santos, observa o funk pelo viés da dança como potencialidade de ensino aos professores(as), bem como têm como responsabilidade social articular a lei 10.639/2003 a respeito do ensino da história da cultura negra e afrodiaspórica para a sociedade brasileira, como forma de romper com as esferas do racismo ainda latente.

Entredentes
Ficção, 20 minutos, 2023
Direção: Daniel Sena

Sinopse: Caio espera seu melhor amigo Hugo para sua despedida antes de uma grande viagem, e aquilo que está suprimido vem à tona essa noite.

Garrima
Documentário, 12 minutos, 2023
Direção: Cleubismar de Jesus (CDJOTA)

Sinopse: O documentário aborda a história do gari e artista goiano Rhafael Moisés Pereira dos Santos, conhecido artisticamente como Yellow. Trabalhador da Companhia de Urbanização do Município de Goiânia (COMURG), desde 2009, presta um serviço essencial para a cidade. Desde 1999, é integrante do Movimento Hip Hop Goiano. Atualmente, o artista já tem mais de 80 canções gravadas e 12 clipes lançados, muitas dessas composições inspiradas nas ruas da cidade.

Goyania – Outubro ou nada

Documentário, 29 minutos, 2022
Direção: Uliana Duarte

Sinopse: Goyania - outubro ou nada é um filme-ensaio epistolar feminino construído a partir de sons e imagens de arquivos de épocas e autorias diversas e imagens filmadas pela realizadora em super 8 nos anos de 2009 e 2019, uma carta endereçada à sua cidade de origem.

João de Barro
Ficção, 23 minutos, 2022
Direção: Absair Weston

Sinopse: Ao retornar da olaria onde trabalha, João de Barro encontra um homem morto e, do seu lado, uma bolsa com muito dinheiro. Sem pensar nas consequências, ele resolve levar a bolsa, o que poderá mudar a sua vida, traçar novas linhas e interferir no que é comum.

Marta Kalunga
Documentário, 30 minutos, 2022
Direção: Lucinete Morais, Marta Kalunga, Thaynara Rezende

Sinopse: Conduzidos pelo corpo/território de Marta, vamos ao encontro de sua história, sua busca pela valorização da memória e preservação da cultura Kalunga, entremeadas por seu tear e dança da Sussia.

Memórias Indígenas - A coleção Jesco Puttkamer sob o olhar dos povos Waurá e Yudjá
Documentário, 18 minutos, 2023
Direção: Marlene Ossami de Moura

Sinopse: O curta-metragem aborda a experiência dos povos Waurá e Yudjá, que identificaram locais, pessoas e ressignificaram os valores das imagens do acervo audiovisual do fotógrafo Jesco Puttkamer.

O pagamento

Ficção, 13 minutos, 2021
Direção: Roberta Vieira

Sinopse: Dolores é uma moça de 24 anos que mora com seu pai Ulisses, de 50 anos. Eles moram de aluguel em uma casa simples, porém ambos estão sem emprego e não pagam o aluguel há três meses. Certo dia, o locador da casa bate à porta deles e diz que devem sair de lá em até três dias, pois sua paciência em aguardar o dinheiro terminou. Diante desse dilema, pai e filha irão lidar com ele de forma que reflita a real natureza de suas relações.

RUA 8
Documentário, 9 minutos, 2022
Direção: Caique Branco, Laércio Alves

Sinopse: No centro de Goiânia, a Rua 8, conhecida como "Rua do Lazer", vive um processo de renascimento artístico e cultural. Porém, isso não acontece de forma pacífica.

Trans_formação de Identidades da Noite
Documentário, 22 minutos, 2022
Direção: Patrick Mendes

Sinopse: Convidades muito especiais contam histórias icônicas do início da cena queer, na cidade de Goiânia, nos anos 80, 90 e 2000. Nas falas de Cristiano Mullins, Edilberto Dias, Esley Zambel, Henrique Florêncio, Lázaro Eurides, Paulinho Reis e Regina Perri, alegria, memória e emoção apresentam um olhar para as noites festivas goianienses.

Tupã - A criação dos mundos e do primeiro homem
Animação, 6 minutos, 2021
Direção: Vagner Rosafa

Sinopse: O mito da criação dos Tupi-Guarani retrata, a partir de uma rica linguagem simbólica, a trajetória evolutiva da alma por meio de sua experiência existencial, onde habitará distintos corpos nos três reinos materiais.

Vírus
Experimental, 8 minutos, 2022
Direção: Lucas Montes Silva

Sinopse: As aventuras de um agente comunitário de saúde, no meio da maior mobilização de vacinação do Brasil

 

Mostra Becos da Minha Terra

Asas para voar
Documentário, 10 minutos, 2023
Direção: Marly Mendanha

Sinopse: A partir de algumas crenças populares, temos o roteiro de vida do poeta vilaboense Divino Damaceno e seu intenso fazer poético entre o passado, presente e futuro.

Brincadeira de criança
Animação, 3 minutos, 2023
Direção: Marly Mendanha

Sinopse: Pequenos colegas em um dia qualquer, na Cidade de Goiás, entre brincadeiras e diversões.

Caminharte
Documentário, 15 minutos, 2022
Direção: Helder Antônio, Lucinete Morais, Vincent Emanuel Glen Gielen

Sinopse: Curta documentário etnobiográfico que apresenta a trajetória do artista ambientalista Helder Antônio com a técnica de reaproveitamento dos elementos do cerrado e descartes urbanos. O cerrado é um caminho, a cidade, outro. O Caminharte Helder faz o caminho do meio pela preservação, valorização e sensibilização do cerrado como nosso patrimônio.

Darcy & Lena

Documentário/Experimental, 16 minutos, 2021
Direção: Jadson Borges

Sinopse: A autenticidade e a identidade do sertão goiano narradas pelas vozes de duas mulheres que encontraram o seu paraíso particular no campo, em uma relação de pura harmonia entre a mulher e a terra. Longe da cidade e acostumadas a ficarem sozinhas, Darcy e Lena rememoram histórias de sua íntima relação com o rádio.

Desde sempre: Serestas e serenatas através dos tempos na Cidade de Goiás
Documentário, 30 minutos, 2023
Direção: Pedro Diniz

Sinopse: As centenárias ruas da Cidade de Goiás, iluminadas pela mágica luz amarelada, outrora dos lampiões a gás, hoje elétricos, servem de palco, todos os meses, aos sábados de lua cheia, para o evento musical "Um Luar, um violão, uma serenata". O som nostálgico dos violões, violinos e outros instrumentos e as vozes afinadas de dezenas de cantores podem ser ouvidos de longe, entoando antigas músicas românticas. Desde quando? "Desde sempre!" - afirmam Davina de Medeiros Veiga e Valdercy Alencastro Veiga, seresteiras da Cidade de Goiás, que contam com muita emoção os "causos" das serenatas, que há décadas percorrem as históricas ruas do município. Histórias como a de Manoel Amorim Félix de Souza, juiz de direito que, em meados do século passado, compôs "Rio Vermelho" para essas ocasiões. Músicas que, mesmo depois de passada a serenata, ainda ecoam nos ouvidos dos românticos que passeiam de madrugada pelas ruas de Goiás.

Mole
Experimental, 5 minutos, 2021
Direção: Emilliano Freitas

Sinopse: As narrativas de uma criança que passa os dias em 1989 conversando com um gravador de fita K7 viram a trilha de um palhaço que chora incessantemente encarando o observador. Um troféu de sensibilidade na espetacularização da tristeza, fraqueza e moleza. O palhaço como antítese da felicidade, mole, casca de ovo, chorãozinho.

No alto da serra

Ficção, 12 minutos, 2022
Direção: Marcelo Emos

Sinopse: A ficção é o manifesto de dois amigos que, ao terem uma perda importante em suas vidas, sobem o Morro da Antena da Cidade de Goiás em busca de respostas. O curta-metragem enaltece a exuberância da natureza local, traz a relevância da amizade e do luto, da simplicidade e dos sentimentos reais.

Nordeste: Tormentos de outrora refletidos no agora
Animação/Experimental, 4 minutos, 2023
Direção: Murilo Ribeiro

Sinopse: O curta NORDESTE: Tormentos de outrora refletidos no agora, é uma animação de uma escola de samba de maquete, onde a história é contada (enredo). Através da comissão de frente, casal de mestre sala e porta bandeira, alas e alegorias, busca mostrar as dificuldades ainda presentes na Região Nordeste do Brasil, frente à grande desigualdade sociocultural do nosso país.

Pensão alimentícia
Ficção, 16 minutos, 2023
Direção: Silvana Beline

Sinopse: Sônia é uma mulher negra de 38 anos que trabalha fazendo doces na Cidade de Goiás. Tem duas filhas, sendo uma de oito anos e outra de dois. Com uma delas doente, tem que trabalhar em dupla jornada para tentar garantir os remédios e as necessidades básicas da família, Após tentativas jurídicas frustradas de receber a pensão de seu ex-marido, resolve seguir o conselho da amiga Thalita e tentar por uma via não convencional.

Vai descer o morro
Documentário, 8 minutos, 2021
Direção: José Akashi Junior

Sinopse: Na cidade de Goiás… uma Festa pra Oxalá!! Uma festa de gente simples e de muito Axé. Vem pro Afoxé!!

Serviço
24° Edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica)
Onde: Cidade de Goiás
Quando: 13 a 18 de junho de 2023
Site: https://fica.go.gov.br/

Serviço
Seleção de ministrantes das ações formativas sobre a preservação do meio ambiente
Seleção de artistas da cidade de Goiás para apresentações artísticas e culturais*
Inscrições: até dia 24 de maio
Local: https://fica.go.gov.br/

 

Assessoria de imprensa
Palavra Comunicação
Contato: (62) 9.8162-4898 / 9.9979-5256
Email: noticias@palavracom.com
Instagram: @palavracomunicacao

Categorias: Notícias FICA