Espaço das Profissões 2023 atrai mais de 26 mil estudantes 4

De volta ao presencial, evento reuniu participantes de 37 municípios goianos

Texto: Guilherme Martins

Fotos: Carlos Siqueira

A Universidade Federal de Goiás (UFG) promoveu, entre os dias 09 e 10 de maio, a 14ª edição do Espaço das Profissões. O evento, realizado presencialmente pela primeira vez desde a pandemia da covid-19, teve o propósito de apresentar aos estudantes e à comunidade os diversos serviços e cursos que a universidade oferece. A edição também contou com a participação voluntária de 900 discentes da instituição. Além dos municípios goianos, a UFG recebeu uma comitiva de estudantes de Santa Catarina que vieram conhecer o campus.

Espaço das Profissões 2023 atrai mais de 26 mil estudantes 1

A coordenadora do projeto, Janice Pereira, conta que um dos objetivos foi mostrar aos discentes os benefícios da graduação, especialmente no que se refere à pesquisa, tecnologia e inovação, além de apresentar as diferentes formas de ingresso na instituição. “O nosso papel é disseminar informações sobre a universidade pelo fato dela ser pública, de qualidade, e que reserva 50% das vagas para cotistas, além de ser uma vitrine do que ofertamos em termos de subsídios para a permanência desses estudantes”, relata.

Para Janice, a edição deste ano foi um sucesso: “Já tínhamos uma expectativa de que seria bombástico, porque, por ter sido três anos sendo realizado virtualmente, os estudantes e as escolas estavam sedentos por essa vivência”. Prova disso é o relato do estudante  Raimundo Pereira, de 17 anos. Almejando cursar psicologia, o adolescente diz ter ficado encantado com a estrutura da universidade: “O câmpus é incrível. Pude aprender muitas coisas e conhecer vários cursos que eu já tinha em mente. Foi magnífico”.

O projeto também contou com diversas palestras sobre os cursos ofertados pela UFG. A estudante Michele Luisa, de 18 anos, diz ter aprendido bastante durante a visita. “As palestras foram incríveis porque pudemos lembrar de bastante coisa que nossos professores nos ensinam em sala de aula”. Já a estudante Juliana Evelin, de 17 anos, lamentou a falta de tempo para percorrer todo o câmpus: “Fiquei tão curiosa para conhecer tudo que queria ter tido mais tempo para visitar os outros prédios”, relata.

Espaço das Profissões 2023 atrai mais de 26 mil estudantes 2

O Espaço das Profissões é um projeto de extensão voltado a toda sociedade, principalmente aos estudantes do ensino médio. Para Cássio Bastos, professor da rede privada e ex-aluno da instituição, esse tipo de evento é extremamente importante na vida do estudante. “O projeto contribui muito para eles. Muitos ainda estão indecisos sobre qual caminho seguir. É um momento de extrema importância para tirarem dúvidas sobre as áreas de atuação dentro de determinado curso”, diz.

Cássio enfatiza que essa edição ficou marcada em sua vida: “Foi o primeiro Espaço das Profissões que eu voltei como professor e acompanhado dos meus alunos. Depois de dois anos de pandemia, eu acho que supriu todas as expectativas”. A coordenadora do projeto comemora o sucesso e cita perspectivas para o próximo ano: “A meta é sempre dobrar a meta de visitantes. A nossa expectativa é criar uma amostra ainda maior e mais significativa de tudo que temos produzido na universidade”.

Catégories: NOTÍCIA Notícias