_UFG2881.jpg

Estudantes do ensino médio vivenciam cursos da UFG

In 10/05/23 11:50 .

Salas interativas permitem contato entre os visitantes com seus futuros professores e colegas

Texto: Anna Luiza Feitosa

Fotos: Carlos Siqueira

Escolher a profissão que quer seguir em meio a efervescência da adolescência é sempre um desafio. Visando auxiliar milhares de jovens nesse processo, ocorre desde a terça-feira, (9/5) o Espaço das Profissões 2023 na Universidade Federal de Goiás (UFG). O evento é destinado a orientar estudantes do ensino médio a vivenciarem experiências mais próximas com os cursos de graduação ofertados pela universidade. São dezenas de escolas de todo o estado de Goiás que trouxeram seus alunos para o Câmpus Samambaia ao longo dos dois dias de evento. Estima-se que apenas ontem no período vespertino passaram pela UFG mais de 5 mil participantes.

_UFG2881.jpg

900 estudantes de graduação se inscreveram como voluntários para auxiliar o funcionamento do evento

Um evento desta magnitude exige uma grande organização, por isso estão envolvidos mais de 300 servidores, 500 acadêmicos, que prestam auxílio nas salas interativas, e 900 monitores em prol de oferecer interações que motivem os futuros discentes. O professor Gabriel Luis Castiglioni, do curso de Engenharia de Alimentos, comentou sobre esta organização dos bastidores. “Nós reaproveitamos algumas coisas dos anos anteriores, de quando era presencial, mas trouxemos algumas novidades como equipamentos que são utilizados no dimensionamento de várias áreas do setor alimentício”, afirmou.
Gabriela Lourenço, acadêmica de Gestão da Informação, compartilhou que esse é o primeiro Espaço das Profissões no qual ela participa presencialmente. A estudante atua como monitora e fez questão de visitar outras áreas e conhecer o mundo de oportunidades que a UFG oferece. Ela ainda contou como funciona a ordem da visitação guiada na sala do curso: “Primeiro os estudantes vão aprender sobre o curso e seguem para entender a grade curricular. Depois apresentamos o espaço de realidade virtual e fechamos com alguns jogos interativos”, explicou.

_UFG3200.jpg

Curso de Engenharia de Transportes organizou uma área com simulação de trânsito para atrair visitantes a conhecer sua sala interativa

O colégio SESI Canaã já tem por rotina trazer seus estudantes para o evento, sempre que ele foi realizado de forma presencial. “Abrimos um formulário de inscrição para interessados em participar do Espaço das Profissões 2023. Ficamos felizes de trazer cerca de 85% das nossas turmas de 3º ano”, compartilhou. De Anápolis, Vitor Pires, estudante do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Gabriel Issa, veio com altas expectativas. “É a primeira vez que visito a UFG e quero ver tudo o que eu ainda não conheço para decidir o que cursar”.
O Espaço das Profissões segue até às 17h desta quarta-feira, 10/5, e conta com 104 salas interativas que apresentam os cursos oferecidos pela universidade. No Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal e em outros auditórios espalhados pela universidade estão acontecendo palestras sobre os cursos. A organização espera realizar no segundo semestre desde ano o Espaço das Profissões Itinerante, para que a UFG possa alcançar também aqueles que não podem se deslocar até o Câmpus Samambaia.

_UFG3082.jpg

Câmpus Samambaia ficou repleto de estudantes da educação básica

_UFG3117.jpg

Reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, vice-reitor, Jesiel Carvalho, e pró-reitora adjunta de graduação, Heliny Carneiro, visitaram os Centros de Aulas Aroeira e Baru na manhã de hoje, 10/5