Inauguração_Laboratório_Cromatrografia_Gasosa_03_MAIO_23

Inaugurada expansão de laboratório que possibilita a análise de gases

在 04/05/23 18:38 上。

Novo espaço no CRTI contou com financiamento da Fapeg e vai atender empresas e pesquisadores

Inauguração_Laboratório_Cromatrografia_Gasosa_03_MAIO_23

 

 

Texto: Willian Correia 

Fotos: Carlos Siqueira

Foi inaugurada a expansão da Divisão de Cromatografia aplicada do Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI), vinculado à Universidade Federal de Goiás (UFG), na quarta-feira (3/5). Na ocasião, houve a apresentação do cromatógrafo a gás acoplado à espectrometria de massas (CG-EM), adquirido ao custo de R$ 850 mil, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).

A novidade permitirá à unidade analisar substâncias orgânicas voláteis que não são passíveis de serem analisadas pela cromatografia líquida. Segundo a coordenadora do CRTI, Cecília Maria, poderão ser trabalhados materiais como óleos essenciais, insumos básicos para a indústria farmacêutica e outros importantes à pesquisa e desenvolvimento de diversos segmentos. Inclusive, a primeira análise realizada com a nova ferramenta envolverá óleo de copaíba extraído no Cerrado goiano. “Para esse tipo de atendimento, o CRTI passa a constituir agora um dos laboratórios mais completos de nossa região e do Brasil”, afirmou.

Durante o evento, o vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, apresentou um relatório de atividades desempenhadas pelo CRTI de 2020 a 2022. Ele enalteceu o potencial do Centro, que atende de empresas a pesquisadores de todo o Brasil e até do exterior, com destaque para os setores de mineração e fármacos. “Graças ao apoio da Fapeg, foi possível complementar uma importante divisão analítica do CRTI que, até então, limitava-se a receber amostras líquidas. O laboratório já estava pronto e faltava apenas a aquisição do novo equipamento. Nesse sentido, os recursos viabilizados foram providenciais”, explicou.

Historicamente, a Fapeg é uma das entidades que mais coopera para o desenvolvimento de pesquisa, ciência e inovação em parceria com a UFG, seja por meio do financiamento de projetos ou com o subsídio de investimentos diversos. Para a pró-reitora de Pesquisa e Inovação da UFG, Helena Carasek, contudo, o engajamento da atual gestão à frente da Fundação tem feito a diferença. “A sensibilidade com temas estratégicos e a compreensão da importância que a ciência possui no enfrentamento dos desafios cotidianos são fundamentais. Estamos cheios de expectativas para os projetos que estão por vir”, declarou.

 

Inauguração_Laboratório_Cromatrografia_Gasosa_03_MAIO_23 (2)

 

O presidente da Fapeg, Robson Vieira, ressaltou a parceria entre o Estado e as instituições de ensino superior. “Temos desenvolvido grandes projetos junto à UFG, pois enxergamos que a academia é um lugar de talentos, e o papel da fundação é justamente o de fortalecer a pesquisa e a inovação, colocando a produção de conhecimento a serviço da sociedade”, afirmou. Vieira também esclareceu que as próximas apostas relacionadas à UFG devem envolver dois centros de referência: um com foco na produção de hidrogênio e outro voltado para tecnologias 5G e 6G.

O evento de inauguração contou ainda com a presença do coordenador adjunto do CRTI, José Nogueira; da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação do IFG, Lorena Rosa; do diretor de Inovação do IF Goiano, Leonardo Nazário; da pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Priscila Valverde; e do representante da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Tiago Egídio.

资源: PRPI

类别: Notícias PRPI