Capa_nva_Portal_Atenção_2019_1

SeTI explica alterações na plataforma Google Workspace

在 03/05/23 10:22 上。

Serviços de e-mail institucional, armazenamento de arquivos e fotos passarão a ser limitados

Em fevereiro de 2019, a Secretaria de Tecnologia e Informação (SeTI), por meio do Centro de Recursos Computacionais (Cercomp), disponibilizou à comunidade universitária um pacote de serviços digitais da Google, através do seu programa educacional gratuito - GSuite for Education, com recursos de armazenamento ilimitados. A viabilização desses serviços ocorreu por meio de adesão aos serviços da Plataforma NasNuvens da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Durante o período da pandemia covid-19, alguns recursos adicionais da plataforma foram temporariamente disponibilizados, como, por exemplo, a possibilidade de gravação de reuniões. Contudo, no final de 2021, a plataforma GSuite for Education foi substituída pelo Google Workspace for Education Fundamentals. Com a nova plataforma, os recursos de armazenamento passaram a ser limitados dentro de uma cota institucional. A partir disso, a Google disponibilizou recursos para individualizar as cotas de armazenamento e definir os recursos a serem utilizados por cada categoria de usuários dentro da instituição.

Atualmente, a UFG possui uma cota de armazenamento institucional de aproximadamente 180 TB e uma demanda de 750 TB. Diante disso, a SeTI vem discutindo junto à Reitoria ações para regularizar essa situação e manter a disponibilidade dos serviços. Entre as ações que serão encaminhadas nos próximos 30 dias estão: campanha de conscientização junto à comunidade acadêmica para uso racional dos recursos digitais; normatização do serviço para comunicação institucional e armazenamento de dados; notificação aos usuários que realizam uso inadequado dos serviços; cotização para armazenamento individual (e-mail e armazenamento de arquivos) e aquisição de licenças institucionais.

No momento, os serviços da plataforma Google Workspace for Education Fundamentals permanecem disponíveis aos usuários da comunidade universitária, mas com algumas limitações de recursos devido às restrições de armazenamento: os drives compartilhados estão com limite de armazenamento de 100 GB; não é possível a criação de novos drives compartilhados; não é possível utilização do recurso de upload de arquivos na ferramenta de formulários.

Por fim, a SeTI reitera que todos os esforços estão sendo realizados, com a colaboração dos órgãos da Reitoria, de forma a ter o menor impacto sobre as atividades acadêmicas e administrativas. Da mesma forma, esclarece também que algumas iniciativas não foram adotadas anteriormente em função das restrições orçamentárias da UFG em 2021 e 2022. Quando do encaminhamento das modificações dos serviços da Google, a Seti realizará, com antecedência, notificações aos usuários para se adequarem às novas configurações.

资源: Seti UFG

类别: Notícias SeTI