Emiliano_Lobo_Cidadao_Inhumense_2023 (arquivo pessoal)

Coordenador do Virada Ambiental recebe título de Cidadão Inhumense

Em 14/04/23 16:18.

Emiliano Lôbo Godoi é docente da Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG 

O professor da Escola de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Goiás (Eeca/UFG) Emiliano Lobo foi agraciado com o título de Cidadão Inhumense. A honraria foi  concedida pela Câmara Municipal de Inhumas). Segundo Emiliano, "esse título deriva do projeto de extensão que coordeno, chamado Virada Ambiental, que tem proporcionado diversos resultados positivos naquela região. Esse fato reconhece a força das ações de extensão da UFG e pode estimular novas ações similares", avalia. A solenidade foi realizada na terça-feira (11/4).

O docente acredita que a motivação do título podem ter sido os trabalhos na área de meio ambiente que desenvolvo na região há mais de 26 anos. Iniciou-se em 1997 quando coordenou por meio do Ministério do Meio Ambiente o Projeto de Recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte, quando instalamos um viveiro de produção de mudas nativas em Inhumas. Posteriormente, em 1999, como diretor de licenciamento ambiental da Agência Ambiental de Goiás, promoveu a descentralização do licenciamento ambiental, possibilitando que Inhumas procedesse as análises ambientais dos empreendimentos com potencial poluidor no próprio município.
"E mais recente, desde 2019, coordeno o projeto de extensão da UFG Virada Ambiental, que já plantou mais de 1.000.000 de mudas nativas em todo o estado de Goiás e, em especial, no município de Inhumas", reforça Emiliano para quem "esse reconhecimento demonstra a importância das ações de extensão da UFG e a necessidade de estarmos cada vez mais presentes junto a comunidade não acadêmica, afinal, uma universidade pública se fortalece nesses momentos".

Virada Ambiental

O Virada Ambiental é um programa de sensibilização de toda a sociedade goiana para a necessidade do plantio de espécies nativas do Cerrado. O projeto foi idealizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Federal de Goiás (UFG), dentro do Programa UFG Sustentável, e conta com a parceria e o apoio de diversas instituições públicas, governamentais e da sociedade civil, ligadas ao meio ambiente, ao ensino e à pesquisa, além das prefeituras que aderiram à proposta. O programa começou na UFG e agora é uma ação do Estado e da coletividade, passando de extensão para política pública. De acordo com Emiliano, em 2022, todos os municípios goianos (246), 4 estados, 4 países, 42 pessoas físicas aderiram à Virada Ambiental

Saiba mais

Virada Ambiental 2022 reúne instituições, municípios e cidadãos

Virada Ambiental planta 1.200 mudas nas margens do Córrego Samambaia

Escola de Agronomia participa da 3ª edição do Projeto Virada Ambiental

UFG participa da Virada Ambiental

 

 

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias EECA Orgulho de ser UFG