EP-2023-CAPA-DE-NOTICIA-MUNDO-UFG-02.png

UFG abre suas portas para estudantes da Educação Básica

在 13/04/23 14:08 上。

Câmpus Samambaia recebe nos dias 9 e 10 de maio o evento Espaço das Profissões. Expectativa é de que 30 mil pessoas visitem a universidade

Texto: Caroline Pires

Estudar em uma universidade pública, de qualidade e que oferece aos seus estudantes inúmeras oportunidades, é o sonho de muitas pessoas. Contudo, nesse percurso, muitas vezes surgem dúvidas que vão desde o processo de seleção e ingresso até a escolha do curso de graduação. Para auxiliar nesse processo, a Universidade Federal de Goiás (UFG) volta a receber de maneira presencial todos aqueles que estão interessados em conhecer melhor os cursos de graduação da instituição. O evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio no Câmpus Samambaia, com a expectativa de receber mais de 30 mil pessoas. Confira as orientações gerais para estudar na UFG. A programação em breve será divulgada no site do evento.
A UFG conta com 104 cursos de graduação e oferece vagas nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Cidade de Goiás. A coordenadora do Espaço das Profissões, Janice Pereira Lopes, explica que o evento é uma oportunidade única para ter acesso não só aos cursos, mas compreender melhor o funcionamento da universidade em seu dia a dia, e, também, as inúmeras oportunidades que permeiam a vida acadêmica e que passam desde opções de intercâmbios nacionais e internacionais, a projetos de extensão, curso de línguas, projetos de pesquisa e de inovação, entre outros. “Queremos que os estudantes conheçam os seus cursos de interesse, mas também aqueles que nem imaginam estar disponíveis na UFG para que possam ampliar o horizonte de possibilidades na hora de fazer a sua escolha. Além disso, queremos reforçar que nossa universidade é pública, laica e de qualidade e está de portas abertas para recebê-los de maneira acolhedora, visando uma formação humanística completa, assentada em atividades de ensino, pesquisa, extensão, cultura e inovação”, explicou.

Ingresso na UFG
A UFG oferece anualmente mais de 4 mil vagas para novos estudantes por meio do Sistema de Seleção Unificado (SiSU), que utiliza a nota do Enem para seleção. “Tomamos o cuidado de realizar o Espaço das Profissões pouco antes da abertura das inscrições do Enem, justamente para orientar os interessados em ingressar na UFG a realizarem o exame”, afirmou o pró-reitor de Graduação, Israel Elias Trindade.
O pró-reitor lembra ainda que é importante que os estudantes conheçam as ações de inclusão e permanência que a universidade oferece e tenham consciência de que na UFG eles encontrarão um ambiente democrático e plural, no qual o respeito à diversidade sociocultural e ao pluralismo de ideias estão entre os seus princípios basilares. Princípios estes que sustentam o compromisso da universidade com a transformação e o desenvolvimento da sociedade, por meio da formação de profissionais, da produção, sistematização e socialização de conhecimentos e saberes.

Histórico
Nos últimos dois anos o evento foi realizado de maneira remota, com duração de cinco dias e permitiu, que mesmo diante da pandemia da Covid-19, o público fosse alcançado com as informações necessárias para facilitar a escolha e o ingresso dos estudantes na UFG.
Criado em 2009, o Espaço das Profissões conta com uma programação voltada para orientar estudantes e a comunidade em geral sobre a universidade. “Uma dúvida comum e que precisa ser desmistificada é sobre a cobrança de mensalidade. Reforçamos que os cursos de graduação da universidade são completamente gratuitos e de qualidade reconhecida”, ressaltou a coordenadora. O Espaço das Profissões é um evento ímpar, realizado uma vez ao ano, onde todos são convidados a se aproximar mais da UFG, conhecer as suas instalações e conferir de perto tudo que é produzido e realizado no âmbito da universidade e os seus impactos na sociedade.

EP-2023-BANNER-MUNDO-UFG.png

资源: Secom/UFG