_UFG9180.jpg

UFG recebe os milhares de aprovados no SiSU 2023

Em 27/03/23 07:37.

Aprovados devem comparecer para a matrícula presencial até 31/3

Texto: Caroline Pires

Fotos: Carlos Siqueira

 

Não eram nem 8 horas da manhã e um grupo de pelo menos cem pessoas já esperava ansioso a abertura das portas, do Centro de Cultura e Eventos professor Ricardo Freua Bufáiçal, para o primeiro dia de matrícula presencial na UFG. Do lado de dentro do espaço, professores, servidores técnico-administrativos e estudantes veteranos organizavam os últimos detalhes para este momento de encontro simbólico e inesquecível para cada aprovado no SiSU 2023. Essa ocasião marca o primeiro contato físico com a universidade que irá fazer parte da vida dos mais de três mil aprovados por pelo menos quatro anos. Os candidatos que confirmaram as suas matrículas no prazo previsto, que foi a 1ª etapa da matrícula, devem comparecer para a entrega dos documentos, confirme previsto no edital e o escalonamento do seu curso, até o dia 31 de março, caso tenham sido aprovados para cursos na região metropolitana de Goiânia. Aqueles que foram aprovados para o Câmpus Goiás também devem fazer a matrícula presencial entre os dia 29 e 31 de março. As matrículas acontecem sempre das 8h às 12h e das 13h às 16h.

 _UFG9180.jpg

 

Bianca Tomasetti, de 18 anos, era uma das primeiras da fila. Ela chegou antes das 7h e estava animada acompanhada da mãe, que nunca estudou na UFG, mas têm grandes expectativas com o ingresso da sua filha mais velha na instituição. "Meu curso é integral e estou animada em viver o dia-a-dia da Universidade", comemorou Bianca. A família toda veio de Mossâmedes, no interior de Goiás, para fazer a matrícula de João Vitor Mesquita, que seguiu os passos da irmã, e irá cursar Medicina depois de quatro anos se preparando em um cursinho pré-vestibular. "Eu insisti muito para conseguir ingressar e não iria desistir até passar aqui na UFG, que é onde eu queria", compartilhou. O pai dele, Pedro Luiz, é formado em direito pela UFG e não escondeu o orgulho de ver o filho ingressar na mesma instituição. Quando perguntada se irá fazer o mesmo curso, a irmã mais nova Ana Luísa, respondeu: "de certo vou, né?", brincou.

 _UFG9172.jpg

Família de Mossâmedes veio junta para a matrícula de João Vitor Mesquita para o curso de Medicina

 

Mas a satisfação de estar na Matrícula UFG não é só dos aprovados e suas famílias, os estudantes veteranos e os servidores que trabalham para a realização das matrículas também compartilham da alegria. Cleusa Ferreira é servidora da Faculdade de Odontologia há 43 anos e estavam animada para mais essa matrícula. "Temos muito trabalho para organizar as turmas e o processo de verificação dos documentos exige muita atenção. Mas mesmo assim é sempre uma satisfação compartilhar dessa alegria", destacou. Já Rebeca Lelis é estudante do 7o período de Biomedicina e está ansiosa para receber sua última turma de novos alunos. "É sempre um momento de grande nervosismo e felicidade para nós todos veteranos", destacou.

 _UFG9299.jpg

"Vocês estão vivendo um momento único. Aproveitem todas as oportunidades que nossa universidade oferece", afirmou a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima

Superação 

Aluísio Gustavo da Silva tem 40 anos e foi aprovado para o curso de Medicina. Essa informação por si só já despertaria admiração, mas a conquista se torna ainda mais grandiosa quando o novo estudante de medicina compartilhou a sua profissão atual: vendedor ambulante. Ele foi aprovado também para Medicina na UFJ.

O novo acadêmico destaca que se dedicou muito para conquistar sua vaga e que hoje usa as redes sociais para compartilhar material e ajudar outras pessoas a passarem. "Estudei 12 anos ao todo, 9 deles só dedicado a passar para Medicina. Quero que todos saibam que quando a gente quer, é possível", concluiu. 

 IMG-20230327-WA0060.jpg

Aluísio Silva estudou por 12 anos para ser aprovado no curso de Medicina. Ele sustenta sua família como vendedor ambulante

 

Priorização do Ensino

A equipe de diretores de unidades acadêmicas e pró-reitores fizeram um discurso de boas vindas para os novos estudantes.
Agradecendo a equipe de servidores que atua nas matrículas, a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, recepcionou aqueles que estavam no Centro de Eventos, que já estava repleto de pessoas pouco depois das 9h da manhã. "Esse lugar é simbólico. Vocês estão entrando aqui e nesse mesmo espaço vocês irão colar grau". A reitora agradeceu em especial a confiança de todos os familiares com o ensino gratuito e inclusivo da UFG, que presta sua função social de formar profissionais qualificados para atender a sociedade. "Estejam certos que queremos dar o nosso melhor para cada um de vocês", concluiu a reitora. 

Lembrando o a atmosfera do Centro de Eventos denota a forma como os servidores da UFG abraçam a matrícula da graduação, o pró-reitor de graduação da UFG, Israel Elias Trindade, também agradeceu o trabalho, inclusive, dos estudantes de graduação que se voluntariam para participar. "Um dos objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFG é melhorar a qualidade do ensino da graduação, uma vez que todas as outras áreas se desdobram delas convergem para ele. E queremos melhorar não porque o ensino é incipiente, muito pelo contrário, nossos cursos são conceito 4 ou 5, nível máximo de conceito possível de um curso de graduação receber", destacou. 

 _UFG9225.jpg

Diretores de unidades acadêmicas e gestores da Reitoria deram as boas vindas aos novos estudantes

 

Índice de ocupação de vagas

Do total de 4.414 vagas oferecidas pela UFG no SiSU 2023, foram feitas confirmações on-line de 2.280 durante a primeira chamada, um pouco mais de 50% do total. Na segunda chamada, finalizada quarta-feira (15/3), o percentual de confirmações ficou próximo do obtido na etapa anterior: 53,2% com 1.105 confirmações. Após a terceira chamada foi alcançado o total de 3.767 confirmações. Sobraram 647 vagas na UFG, menos de 15% do total. 

O pró-reitor de graduação destaca também que as vagas remanescentes serão direcionadas ao edital de vagas complementares, para ingresso ainda em 2023/1. "Com essa estratégia, esperamos melhorar os índices de preenchimento final de nossa Instituição. Em 2021 foi de 80%, em 2022 chegamos aos 85% e agora, em 2023, esperamos ultrapassar os 90%. Assim, a médio prazo, esperamos atingir os 100% de preenchimento", afirma.

 _UFG9310.jpg

Yasmin Rodrigues é estudante de Física e se voluntariou para participar das matrículas SiSU 2023

 

_UFG9168.jpg

Larissa Gamarra irá seguir os passos da irmã mais velha, que se graduou na UFG, e irá cursar também Pedagogia

 

 _UFG9234.jpg

"Ensino é prioridade na UFG e o envolvimento de todas as áreas da instituição nesse momento de matrícula é prova disso", defendeu

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Notícias Noticias Prograd