Inscrições de filmes para o Fica 2023 começam nesta sexta-feira (24/3)

Em 24/03/23 09:12.

Evento do Governo de Goiás com a UFG vai destinar mais de R$ 366 mil a produtores de audiovisual

As inscrições de produções para a mostra competitiva da 24ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) têm início nesta sexta-feira (24/3) e seguem até o dia 20 de abril por meio do site fica.go.gov.br. O Fica 2023 será realizado entre os dias 13 e 18 de junho de 2023, na cidade de Goiás, e é promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE).

Os filmes serão selecionados por comissões de membros aprovados em edital público. A lista das obras selecionadas para as mostras competitivas do Fica 2023 será publicada no site do festival até 8 de maio de 2023.

O Fica 2023 vai destinar mais de R$ 366 mil aos produtores de audiovisual, sendo que cada longa-metragem selecionado para o festival receberá R$ 4 mil e cada curta, R$ 3 mil, por exibição. No total, serão pagos R$ 148 mil pelo licenciamento das produções. Além disso, o festival distribuirá mais de R$ 188 mil para os vencedores das mostras competitivas que compõem a programação. Dentro desse valor, para fomentar o cinema goiano, o evento destinará mais de R$ 60 mil em prêmios para a Mostra de Cinema Goiano e quase R$ 20 mil para cineastas da cidade de Goiás por meio da Mostra Becos da Minha Terra.

O objetivo da 24º edição do Fica é divulgar, exibir e premiar obras audiovisuais de curta-metragem (aquelas com até 30 minutos de duração), média-metragem (mais de 30 minutos e menos de 70 minutos de duração) e longa- metragem (70 minutos ou mais de duração), nos gêneros ficção, documentário, animação e experimental, produzidas no Brasil e exterior, além de promover ações de difusão, produção e capacitação nas áreas audiovisual e ambiental.

Farão parte da programação a Mostra Competitiva Washington Novaes de filmes com temática ambiental, Mostra do Cinema Goiano de temática livre, Mostra Becos da Minha Terra de Curtas-Metragens Vilaboenses de temática livre e Sessões Especiais e Mostras Paralelas.

Fica 2023
A 24º edição do Fica será realizada em parceria também com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Prefeitura da cidade de Goiás.

A programação contará com mostras competitivas, debates com grandes nomes do cinema nacional e internacional, shows, feiras e atividades de cunho ambiental. Além das atividades culturais, o Fica 2023 contará ainda com a produção de um dossiê que vai ajudar na preservação da memória, permanência e continuidade do festival como política pública efetiva na cidade de Goiás.

O Fica é um importante espaço para discussão e reflexão sobre a relação do homem com a natureza e suas consequências para o planeta. Ao longo de sua história, o festival tem se consolidado como uma das principais referências do cinema ambiental no Brasil e no mundo.

Governo de Goiás e UFG firmam convênio para realização do Fica

Fonte: Secretaria de Estado da Cultura - Governo de Goiás