Marcos Ávila recebe comenda do CFM em Medicina e Pesquisa
Oftalmologista é diretor-geral do Cerof UFG e atua há 30 anos na área de clínica e cirurgia de retina
O Conselho Federal de Medicina (CFM) homenageou o diretor-geral do Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás (Cerof UFG), Marcos Pereira de Ávila, com a Comenda Oswaldo Cruz em reconhecimento ao seu trabalho realizado ao longo dos anos no campo da medicina pesquisa científica voltada ao avanço do atendimento médico. Criada em 2019, essa foi a primeira vez que a comenda foi efetivamente entregue, pois não houve cerimônias em 2020, 2021 e 2022 devido à pandemia.
O oftalmologista foi um dos seis profissionais que receberam honrarias da autarquia a personalidades que se destacaram em campos como ensino, ações sociais, humanidades, artes e assistência. Além dele, foram agraciados: Viriato Moura (Medicina, Literatura e Artes); Mauro Asato (Medicina e Ensino Médico); Antônio Lopes Miranda (Medicina e Assistência); Monique Bourget (Medicina e Humanidades) e Eloísa Bonfá (Medicina e Responsabilidade Social).
Segundo o CFM, Marcos Ávila é reconhecido, nacional e internacionalmente, pelas pesquisas científicas realizadas nos últimos 30 anos na área de Clínica e Cirurgia de Retina e por seu trabalho social. Para o especialista homenageado, esse reconhecimento é uma inspiração para "levar adiante um projeto que coloca a saúde ocular em prioridade, sobretudo no campo da saúde pública".
Graduado em medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Ávila fez residência médica no Hospital da Lagoa no Rio de Janeiro. Em seguida, cursou fellowship em Doenças Vítreo Retinianas, na Harvard Medical School e Retina Foundation, em Boston, Estados Unidos, e doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Também fundou e é diretor-geral do Centro de Referência em Oftalmologia (Cerof), ligado à Universidade Federal de Goiás.
Cristiano Caixeta Umbelino, presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), esteve presente na solenidade realizada na quinta-feira (9/3) e agradeceu pessoalmente a dedicação de Marco Ávila ao avanço da oftalmologia brasileira. “A cada dia o CBO se torna mais representativo na construção de políticas públicas. Da saúde suplementar ao SUS, temos construído pontes para atender as demandas da população, além defender a dignidade do trabalho dos oftalmologistas em todo o País”, declarou.
Além do presidente do CBO, a primeira secretária do Conselho, Wilma Lelis, também acompanhou a solenidade. Na oportunidade, ela referenciou o trabalho realizado pelo homenageado. “Hoje o CFM homenageia Marcos Ávila e nós, oftalmologistas brasileiros, o agradecemos. Sua dedicação ao Conselho Brasileiro de Oftalmologia é inspiradora e de extrema importância para o fortalecimento da especialidade”.
Ao final da solenidade, Marcos Ávila enviou um recado aos oftalmologistas brasileiros. “Esperamos que nos próximos anos nós continuemos unidos em prol de uma saúde ocular brasileira cada vez mais acessível. Vamos seguir trabalhando para que a população tenha acesso a um serviço de qualidade, especialmente no âmbito do Sistema Único de Saúde”, afirmou o homenageado.
Fonte: Assessoria de imprensa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)
Categorias: Notícias Cerof HC Orgulho de ser UFG