Convenio_Secult_UFG (1)

Governo de Goiás e UFG firmam convênio para realização do Fica

En 15/03/23 09:02 .

Universidade também passa a ser correalizadora do Canto da Primavera e outros eventos

Texto: Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Fotos: André Saddi

Quatro importantes eventos do calendário cultural goiano serão geridos pela Universidade Federal de Goiás (UFG), maior Instituição de ensino superior do Estado. É o que prevê convênio formalizado na terça-feira (14/3) pelo governador Ronaldo Caiado e pela reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima. São eles: Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), Canto da Primavera, Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (TeNpo) e o novo programa Musicais de Goiás em Cena, que terá dois espetáculos musicais por ano no estado.

A parceria foi celebrada pelo governador. "Goiás se sente honrado em ter como parceira essa instituição que, sem dúvida nenhuma, tem muito a ensinar e a contribuir para o desenvolvimento da cultura, da arte e da música", ressaltou Caiado. Na ocasião, destacou que a programação vai continuar obedecendo a critérios definidos pelo Estado, que visam à preservação e popularização da cultura goiana. De acordo com o chefe do executivo, acontecimentos como estes valorizam as tradições goianas. "E é isso que fica de geração para geração".

Publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) no início do mês, o convênio estabelece que cabe à UFG, por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (FRTVE), assumir o serviço de pagamentos, aquisições, contratações de artistas, acompanhamento do cronograma dos projetos, elaboração de prestação de contas e outras atividades. Assim, o governo pretende desburocratizar a gestão dos eventos e dar a eles um caráter de política pública voltada para o setor cultural.

Segundo a secretária de Cultura, Yara Nunes, a experiência da Universidade deve impactar de forma positiva na qualidade dos festivais. "A partir de agora, deixam de ser meras festas que acontecem nos municípios e passam a ser uma política pública continuada", afirmou.

Convenio_Secult_UFG (1)

Governo de Goiás e UFG firmam parceria para realização de eventos culturais

Atualmente a UFG possui convênios com o Governo de Goiás em diversas outras áreas, como na gestão dos Colégios Tecnológicos (Cotecs). No caso da cultura, a parceria possui validade de dois anos. A reitora garantiu que a Universidade irá contribuir com sua expertise na condução dos eventos, tidos como patrimônio dos goianos. “A UFG estará à frente com seu conhecimento técnico-científico para que os festivais tenham memória, permanência e continuidade”, declarou Angelita.

Novo programa
Além dos tradicionais Fica, Canto da Primavera e TeNpo, o Governo de Goiás prepara uma novidade para este ano: o programa Musical Goiás em Cena, que prevê a realização de dois espetáculos musicais por ano no Estado. O objetivo é dar ao público goiano a oportunidade de assistir a grandes produções teatrais, favorecer o intercâmbio entre os artistas goianos e fomentar as instituições públicas de ensino em artes, como a Escola do Futuro em Artes Basileu França.

Fuente: Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Categorías: Notícias Proec Reitoria