reitora cegraf 1

Cegraf recebe doação de máquinas para aumentar produção

Em 14/03/23 17:32.

Reitora Angelita Pereira de Lima esteve na Unidade para conhecer novos equipamentos

Texto: Fabrício Soveral
Fotos: Carlos Siqueira

reitora cegraf 1

O Centro Editorial e Gráfico (Cegraf) da UFG recebeu recentemente a doação de nove máquinas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), após a desativação da divisão gráfica da instituição. Nesta sexta-feira (10/3), a reitora Angelita Pereira de Lima esteve no Centro para acompanhar o início do uso dos novos equipamentos e conversar com a direção do Cegraf sobre as possibilidades de aumento da capacidade produtiva.

A diretora do Cegraf UFG, Maria Lucia Kons, explicou que nem todas as máquinas estão em condições de uso, mas quatro já estão em funcionamento: uma impressora quatro cores, uma impressora monocromática, uma guilhotina automática e uma máquina de corte e vinco.

“Nós ainda vamos verificar a viabilidade de uso de outras máquinas menores, mas principalmente essas que estão em uso são importantes para o Cegraf. A impressora quatro cores, por exemplo, nós só tínhamos uma, então quando ela estava sobrecarregada de serviço, dava algum problema ou alguma peça quebrava, ficávamos com a impressão parada, agora se acontece alguma coisa com uma, a outra segue o fluxo”, explicou.

Maria Lucia disse que a produção pode ser dobrada no parque gráfico, mas para isso é necessário mais mão de obra, principalmente, porque grande parte do serviço envolve acabamento manual. Além de servidores efetivos, o Cegraf conta com funcionários que são contratados por meio de licitação de empresa terceirizada, mas o quadro foi reduzido nos últimos anos devido aos efeitos dos cortes orçamentários nas universidades.

A reitora da UFG afirmou que as novas máquinas modificam a expectativa em relação ao Cegraf. “Depois de aceitarmos a doação dos equipamentos da gráfica da UFU, o nosso objetivo é desenvolver aqui um projeto que nos transforme em uma gráfica universitária de referência na região Centro-oeste”, comentou Angelita.

“A necessidade e a demanda de impressão da produção física é necessária, ela não vai acabar porque não há uma substituição completa, elas são necessárias porque há diferenças de acesso, diferenças de culturas e, principalmente, há demanda e necessidade de que as produções impressas em papel permaneçam. O que elas precisam ser é mais eficazes, focadas e com menos desperdício”, justificou a reitora.

reitora cegraf 2

Parcerias

O Cegraf UFG realiza os serviços gráficos da Editora UFG e de todos os setores acadêmicos e administrativos da Universidade, bem como demandas externas de instituições públicas. Essas demandas externas são vistas como alternativa para a busca de recursos para o Centro e também como meio para atingir o objetivo de torná-lo uma gráfica universitária de referência.

“O Cegraf tem buscado essas parcerias, atualmente temos parceria com UEG para a produção de livros do projeto Tecer, eles enviaram sete livros para serem produzidos e a expectativa é que enviem mais. Além disso, constantemente estamos produzindo materiais e livros da UFJ e da UFCat, já produzimos livros da Universidade Federal de Viçosa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e também do Museu Nacional, inclusive neste momento estamos terminando a produção de um livro que é uma parceria do Museu Antropológico da UFG com o Museu Nacional”, exemplificou Maria Lucia Kons.

Apesar dos desafios, a diretora do Cegraf UFG olha para o futuro com otimismo. “A expectativa para o futuro é boa, então a gente conta com o apoio da Universidade, principalmente, da Pró-Reitoria de Administração e Finanças, para seguir nessa caminhada de busca de parcerias e tudo mais que torne o Cegraf cada vez mais produtivo”.

reitora cegraf 3
Equipe do Cegraf

Contato

O Cegraf UFG oferece serviços gráficos completos e os meios de contato para mais informações e contratação de serviços são: orcamento.cegraf@ufg.br e (62) 3521-1355 / 3521-1345.

Fonte: Reitoria Digital

Categorias: Notícias Cegraf UFG Reitoria