SiSU_2023__2a_chamada

UFG divulga segunda chamada do SiSU 2023 na segunda-feira (13/3)

Em 13/03/23 10:25.

Na primeira chamada, 2.280 candidatos fizeram a confirmação on-line da vaga

Texto: Fabrício Soveral

A Universidade Federal de Goiás (UFG) vai divulgar a segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), na segunda-feira (13/3). Os candidatos aprovados deverão ficar atentos porque serão apenas dois dias para a confirmação on-line da vaga: terça e quarta-feira (dias 14 e 15 de março, até as 17 horas). Todos os confirmados na 1ª, 2ª e 3ª chamadas ainda deverão realizar a matrícula presencial para efetivamente garantirem a vaga na UFG. Essa fase presencial do processo vai ocorrer entre 27 e 31 de março, conforme escalonamento dos cursos descritos no edital (sisu.ufg.br).

Após a primeira chamada, 2.280 estudantes fizeram a confirmação on-line da vaga, o que representa 51,6 % das 4.414 vagas disponibilizadas pela UFG neste processo seletivo. O número de confirmações teve uma flutuação de cerca 10% menor que 2022, quando nesta mesma fase foram 2.533 confirmações on-line.

O pró-reitor de Graduação da UFG, Israel Trindade, explica que a variação está dentro do esperado pela instituição. Ele destacou que o total de inscritos foi superior aos anos anteriores e atingiu o número de 52.433 candidatos para a UFG no ano letivo de 2023.

“É importante destacarmos que, em um processo seletivo que prevê três chamadas pelo SiSU e mais um edital complementar, só na primeira etapa nós já tivemos um preenchimento acima de 50%. Então, isso nos deixa esperançosos de que as vagas restantes tendem a ser confirmadas nas etapas subsequentes”, afirmou Israel.

O edital complementar de vagas na UFG, previsto para ser publicado no dia 3 de abril, foi ressaltado pela reitora Angelita Pereira de Lima como uma ação planejada para que a Universidade alcance a meta do preenchimento de 100% das vagas.

“Como o sistema SiSU é nacional e tem variáveis que às vezes complexificam o processo, nós tomamos a decisão, com a Prograd, de elaborar um edital complementar que facilitará a inscrição de candidatos. Com esse novo edital, serão aceitas notas do Enem desde 2009. Acreditamos que com isso vamos ampliar as possibilidades de mais pessoas ingressarem nos cursos superiores da UFG”, argumentou Angelita.

Calendário SiSU UFG 2023

13/3 - Divulgação da 2ª chamada
14 e 15/3 - Confirmação on-line dos candidatos da 2ª chamada, até as 17 horas na quarta-feira.
17/3 - Divulgação da 3ª chamada
20 e 21/3 - Confirmação on-line dos candidatos da 3ª chamada
27 a 31/3 - Matrícula presencial dos candidatos com confirmação on-line na 1ª, 2ª e 3ª chamadas

Saiba mais: sisu.ufg.br