1675763562180.jpg

Gestão UFG reforça a indissociabilidade entre as áreas

Em 07/02/23 07:46.

3o encontro de planejamento avaliou as ações de 2022 e propôs ajuste em blocos temáticos

Texto: Caroline Pires

Fotos: Júlia Barros

Planejar e acompanhar o planejamento com ações práticas, permanentes e colaborativas. Com esse objetivo foi realizado ontem, 6/2, o III Encontro de Planejamento, com membros da gestão. O objetivo foi sistematizar as ações concluídas em 2022, repassar as diretrizes previstas nos blocos temáticos e acompanhar as ações que estão em curso. A ideia é que as diferentes áreas da Universidade possam dialogar e atuar em parceria, prezando pela missão máxima da UFG, que é o Ensino.

A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, acredita que universidade vive um momento de esperança e boas expectativas "nosso objetivo é desencadear o planejamento. Temos que começar o semestre 2023/1 alinhados. O que estamos fazemos hoje é graças ao empenho e a confiança de vocês na gestão. Eu acredito que liderar significa ter uma equipe forte", afirmou. Segundo ela, uma gestão que tem compromisso com a missão e a visão da universidade trabalha de forma integrada e colaborativa.
Lembrando que o tempo passa de forma acelerada e é fundamental momentos de parar e olhar para o conjunto do que tem sido feito, o vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, orientou os trabalhos e defendeu que seja realizado um momento específico para ouvir as percepções dos gestores e demais colegas sobre os trabalhos que estão sendo desenvolvidos. "A etapa mais importante da reunião de hoje é ouvir para gestor com o objetivo de contribuir e atuar no sentido de planejar, executar e ação corretiva", defendeu.

1675763562180.jpg

Vicente Rocha, secretário de Panejamento, Jesiel Carvalho, vice-reitor da UFG, e Angelita Pereira de Lima, reitora da UFG, conduziram os trabalhos do encontro

O secretário de Planejamento (Secplan), Vicente Rocha, afirmou que a atividade de planejar não é uma perca de tempo, mas sim um processo necessário para o engajamento e participação coletiva. "Não estamos aqui para apresentar as áreas, mas os destaques que conseguimos alcançar em 2022. E a ideia não é interferir no trabalho de ninguém, mas sim trabalhar para colaborar nos processos. Não há modelo pronto, mas podemos construir juntos", finalizou. Em seguida, o secretário passou a apresentar blocos temáticos e os eixos de atuação, "nosso esforço é sempre no sentido de aproximar a UFG e a sociedade", destacou.

Em seguida, secretários e pró-reitores passaram a apresentar os objetivos que foram alcançados no ano de 2022. A pró-reitora de extensão e cultura, Luana Ribeiro, destacou que diversas atividades presenciais foram realizadas no último ano, "para nós a retomada é a palavra de ordem. Com a realização dos nossos projetos de maneira ativa e participativa", lembrou. Ela afirmou ainda que um conquista recente foi a disponibilização da Casa de Ações de Extensão, localizado no Parque Areião, e que agora pode utilizada por qualquer pessoa da UFG. Já a secretária de inclusão da UFG, Luciana Dias, destacou o processo de calendarização de grandes datas marcantes para a inclusão que têm sido marcadas ao longo de todo o ano, destacando especialmente o Novembro Negro, que com sua extensa programação e participação do público, marcou a luta dos negros dentro e fora da UFG. A atividade foi realizada em parceria com a Proec e o Centro Cultural da UFG. "Estamos celebrando a inauguração da sede da SIN, que será realizada nessa sexta-feira, 10/2, e que sem dúvidas é um marco na história da inclusão dentro da UFG", concluiu. Já o secretário de comunicação da UFG, Salvio Farias, lembrou do papel central da comunicação no processo de planejamento e colocou a Secom a disposição para auxiliar no texto geral, revisão e divulgação do planejamento da gestão. "O documento está muito bem construído, mas acredito que com a nossa expertise jornalística podemos colaborar para a maior objetividade e compreensão dos processos", pontou.

UFG_0094.JPG

Gestores tiveram momento de fala sobre as atividades realizadas em 2022

O reitor da UFG por três mandatos, Edward Madureira, comemorou o atual momento político brasileiro e destacou que está imbuído da missão de aproximar cada ver mais a UFG da sociedade. A reitora destacou que o prof. Edward Madureira é uma referência de trabalho e comprometimento e que em breve a universidade terá novidades no sentido da atuação dele nesse processo de levar para população goiana o impacto da instituição.

Está prevista a realização de um segundo momento de planejamento para que as diversas áreas possam ter mais tempo para apresentar suas percepções e oferecer contribuições para as Pró-Reitorias e Secretarias que compõe a gestão superior da UFG.

UFG_0133.JPG

Atividades foram realizadas no Centro de Cultura e Eventos prof. Ricardo Freua Bufáiçal

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Notícias Noticias Reitoria