Premiacao_Omeg_22 (1)

Vencedores da Olimpíada de Matemática de Goiás recebem medalhas

On 26/01/23 13:40 .

Escolas levaram suas equipes para a solenidade de premiação realizada pelo IME UFG

Premiacao_Omeg_22 (1)
Medalhistas são homenageados na UFG

Texto: Versanna Carvalho

Fotos: Carlos Siqueira

Estudantes da educação básica de Goiânia fizeram uma visita à Universidade Federal de Goiás (UFG) para participar da solenidade de entrega de medalhas e encerramento da 31ª Olimpíada de Matemática do Estado de Goiás (Omeg 2022), realizada pelo Instituto de Matemática e Estatística (IME/UFG). O evento ocorreu na quinta-feira (26/1) no Auditório da Biblioteca Central da UFG Professor Alpheu da Veiga Jardim, localizado no Câmpus Samambaia da Universidade. Para ver o álbum de fotos do evento, clique aqui.

A Omeg 2022 teve mais de 700 inscritos oriundos de 38 escolas privadas e públicas distribuídas em 8 cidades goianas. A coordenadora da Omeg e docente do IME, Rosane Pereira, relembrou que a competição científica teve prejuízos e precisou se adaptar durante os primeiros anos da pandemia de covid-19. A cerimônia de premiação foi remota.

“Neste ano, foi adotado o formato híbrido com a primeira fase on-line e a segunda, remota”, conta Rosane. No decorrer da Omeg houve o afunilamento natural no número de participantes. Até que restaram 34 alunos, 3 escolas premiadas. “Nesta edição comemoramos os 30 anos desta competição que existe graças à professora Gisele Gusmão [IME] a quem homenageamos”.

Compareceram a cerimônia o pró-reitor de Pós-graduação, Felipe Terra Martins, a pró-reitora de Graduação adjunta, Heliny Carneiro, a Pró-reitora de Extensão e Cultura adjunta, Adriana Régia, e o pró-reitor de Pessoas adjunto Maurício Pieterzack.

Desafio

Ao relembrar a trajetória da Omeg desde o início em 1992, o diretor do IME, João Medrado, destacou que o ser humano gosta de ser desafiado. “A primeira Olimpíada de Matemática foi realizada na Hungria em 1894. Aqui no Brasil começou em 1979 e a Omeg em 1992”, relata.

Além dos medalhistas, um dos destaques do evento foi a homenagem à professora aposentada do IME UFG, Gisele Gusmão, uma das pioneiras responsáveis pela criação da Omeg. Ela recebeu uma placa comemorativa e contou que ela e a equipe enfrentaram muitas dificuldades para realizar uma olimpíada regional.

“Eu fico muito feliz de chegar aqui, na 31ª Olimpíada de Matemática. Quando começamos não imaginamos que vai pegar e eu acho que agora pegou. Parabenizo demais a equipe. Eu sempre achei que os nossos problemas eram enormes; conversando com aqui 5 minutos com a Rosane eu vi que os problemas estão bem maiores. É uma luta e só quem acredita consegue levar isso [adiante]”, afirma a docente.

Gisele Gusmão finaliza dizendo: “é muito bom a gente ter dado essa contribuição e ver que o negócio rendeu e se tornou um evento consolidado”.

Popularização da ciência

Desde o início da gestão 2022-2025, foi desenvolvido na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) um programa voltado para a ciência por meio da Coordenação de Popularização da Ciência, e do Programa de Apoio às Olimpíadas Científicas na UFG, ambos coordenados por Renato Cândido.

Premiacao_Omeg_22 (2)
Pioneira da Omeg, professora Gisele Gusmão teve o trabalho reconhecido

A titular da Proec, Luana Ribeiro, conta que ainda no início desta gestão recebeu a missão de trabalhar com as olimpíadas científicas em conjunto com as unidades acadêmicas. “Na Matemática temos esta olimpíada que já está na sua 31ª edição. Temos olimpíadas novinhas com muito sucesso e desenvolvemos também esse programa em que todas estão juntas com o apoio da Proec”, comenta.

Premiacao_Omeg_22 (3)
Luana Ribeiro, Angelita Lima, Gisele Gusmão e João Medrado com uma das estudantes

Mais do que uma ação de extensão, a Omeg é uma ação de ciência muito importante, de acordo com a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima. “É um feito que fortalece o ensino nas escolas, mas fortalece também a articulação das escolas com a universidade. Essa relação das universidades com a rede de ensino pública ou privada é fundamental para que a juventude cresça reconhecendo o ensino superior como uma meta”.

Quelle: Secom UFG

Kategorien: Notícias IME Proec