
Edital seleciona alunos regulares para mestrado e doutorado em Física
Em 19/01/23 11:33.
Inscrições estão abertas de 23 de janeiro a 6 de fevereiro; no total, são ofertadas 50 vagas

O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) do Instituto de Física (IF) da UFG lançou na terça-feira (17/1) o edital de 2023/1 para a seleção de estudantes para mestrado e doutorado. O documento está disponível no site https://posgraduacao.if.ufg.br/p/44398-mestrado-e-doutorado-selecao-1-semestre-2023 . As inscrições iniciam em 23 de janeiro e podem ser realizadas até às 23h59 do dia 6 de fevereiro.
São ofertadas 25 vagas para o mestrado e 25 para o doutorado. Do total de 50 vagas, 10 estão reservadas para pretos, pardos e indígenas, conforme a Resolução Consuni 7/2015, que estabelece a política de ações afirmativas na pós-graduação.
O formulário de inscrição e a documentação exigida em edital deve ser encaminhada, em formato PDF, exclusivamente para o e-mail: ppg.fisica@ufg.br
A seleção ocorrerá por meio da nota do Exame Unificado de Pós-Graduações em Física (EUF). O candidato deve ter realizado uma das cinco últimas edições da prova e sido classificado em um dos três quartis superiores (níveis 2, 3 ou 4).
O exame de suficiência em língua inglesa para brasileiros ou portuguesa e inglesa para estrangeiros será aplicado online no dia 15 de fevereiro, das 9h às 11 horas.
Os estudantes podem solicitar a dispensa da prova em língua inglesa apresentando comprovante de resultados dos testes TOEFL-ITP (pontuação mínima de 400); TOEFL-iBT (pontuação mínima de 30) ou Centro de Avaliação em Suficiência em Língua Estrangeira (Casle), da Faculdade de Letras (FL) da UFG (pontuação mínima de 7,0), realizados nos últimos dez anos.
O resultado final da seleção será divulgado no dia 17 de fevereiro.
As aulas de 2023/1 começam em 17/04/2023.
Linhas de pesquisa
O PPGF, atualmente, possui dez linhas de pesquisa: Astrofísica Estelar; Biofísica; Estrutura Eletrônica de Moléculas, Líquidos e Sólidos; Física de Materiais; Física Estatística; Física Médica; Fotônica; Magnetismo e Nanomedicina Térmica; Óptica Quântica e Informação Quântica e Partículas e Campos. A lista de docentes credenciados e aptos a orientar os aprovados pode ser acessada aqui.
Fonte: IF UFG
Categorias: Notícias editais Inscrições abertas IF