convenio ufg imas

UFG e Prefeitura assinam convênio para reestruturação do Imas

Em 09/01/23 17:13.

Acordo atende à recomendação do MPGO e TCM para buscar a autossuficiência do instituto

convenio ufg imas
Reitora Angelita Lima e Pró-reitora Luana Ribeiro participam de reunião para assinatura do convênio

A Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Prefeitura de Goiânia, por meio do Instituto Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de Goiânia (Imas), assinaram um convênio para reestruturar o instituto. Um grupo de trabalho da UFG vai realizar os serviços de auditoria financeira e operacional em saúde, análise técnico-jurídica, planejamento e consultoria.

Segundo o prefeito Rogério Cruz, o convênio atende à recomendação do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) e do Tribunal de Contas do Município (TCM) para que sejam adotadas medidas que garantam autonomia administrativa e financeira do instituto, que atende mais de 80 mil beneficiários. “O convênio resultará em um diagnóstico completo do Imas e fundamentará um conjunto de medidas necessárias para que ele alcance a autossuficiência. Assim, teremos o suporte necessário ao processo decisório, com a expertise de um grupo de trabalho altamente qualificado da UFG”, destaca Rogério Cruz.

O presidente do Imas, Welmes Marques, aponta que o convênio com vigência de dois anos com a Universidade Federal de Goiás demonstra a seriedade da gestão municipal em buscar uma transformação e completa reestruturação do instituto. “A Universidade contará com o nosso respaldo e colaboração total, que inclui a liberação de acesso a todos os documentos, dados e senhas. O Imas está aberto para que seja feito um trabalho criterioso, transparente e sem interferências”, garante Welmes Marques.

UFG
Para a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, a prestação de serviços à sociedade é fortalecida pela parceria entre universidade e instituições. “As universidades têm sido chamadas a colaborar com a comunidade. É nosso interesse que essa parceria com a Prefeitura de Goiânia seja madura, constante e continuada. Com esse convênio, cada ponta dará sua parte para que o Imas seja um instituto que cumpra os seus objetivos”, afirmou a reitora, ao destacar a qualificação do grupo de trabalho da UFG envolvido no projeto.

A pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG,  Luana Ribeiro, explicou que a auditoria e consultoria ao instituto abrange planejamento, organização, auditoria, controle e implementação de ferramentas, divididos em quatro grandes eixos: saúde, financeira, jurídica e de gestão. “Isso resume a coluna vertebral do projeto, que conta com diversos instrumentos, relatórios e estratégias técnico-científicas”, definiu Luana, ao frisar que o trabalho não consiste somente em apontar problemas, mas prestar consultoria de gestão e reestruturação para melhorias de gestão.

Fonte: Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Categorias: Notícias Proec Reitoria