Capinha de notícias PDI.jpg

Acesse a versão final do Plano de Desenvolvimento Institucional

Em 03/01/23 12:00.

Documento estratégico orienta e estabelece diretrizes e políticas institucionais para organização da universidade

Texto: Caroline Pires

A comunidade universitária opinou, ajudou a construir e agora pode conferir a versão final e aprovada pelo Conselho Universitário, no último dia 16 de dezembro, do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFG. O documento é fruto do trabalho não só dos 15 grupos técnicos, que participaram ativamente da redação dos textos, mas também das centenas de sugestões recebidas desde agosto de 2022, por meio dos quatro ciclos de consulta pública. Acesse a versão final.
O secretário de Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais da UFG, prof. Vicente Ferreira, afirma que as políticas contempladas no plano são basilares para a universidade até 2027, visando que a instituição se consolide como referência no processo de desenvolvimento social e econômico de Goiás. “O PDI postula como fundamentos o trabalho, a valorização das pessoas, a sustentabilidade, os valores da democracia e da liberdade”, explicou. O secretário lembrou que durante as discussões foram compartilhados amplamente documentos de referência para a construção do PDI, com o objetivo de reunir o máximo de participantes nas quatro consultas públicas, ao todo foram recebidas mais de 250 contribuições e quase 3 mil acessos. O documento é utilizado não só para nortear o Plano de Gestão da universidade, os planejamentos das unidades acadêmicas e órgãos administrativos, sendo ainda utilizado pelos órgãos de controle externos à UFG.
Vicente Rocha reforçou que toda a comunidade acadêmica foi convidada a participar dos processos de discussão pela ampla divulgação realizada pela Secretaria de Comunicação (Secom), nas redes sociais oficiais, e-mail marketing e publicação de notícias no Portal UFG. “O plano não é feito para ser engavetado, ele é feito para pautar o que queremos orientar e alcançar. Para isso, é necessário que ele seja sempre visitado e revisto, sendo tomado como ponto basilar de toda a atuação da gestão”, concluiu o secretário.
O vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, agradeceu o esforço realizado pela Secplan para a construção desse documento. "Essas ações são fundamentais no sentido de fortalecer a cultura do planejamento dentro da instituição, como um instrumento efetivo, participativo e coerente. Agradecemos também a toda a comunidade pelo acolhimento ao processo e participação em sua estruturação”, afirmou.
Deixar explícita na missão da instituição a sua atividade fim foi uma das tarefas vistas com mais cuidado e atenção na reformulação do PDI, segundo a reitora Angelita Pereira de Lima. “A ideia é que fique explícita na missão a formação de pessoas, demonstrando a nossa dedicação a essa tarefa em um ambiente virtuoso, criando condições para o amadurecimento intelectual nas atividades, sejam elas de pesquisa e de extensão e cultura”, frisou. Segundo ela, está mantida a ideia original do tripé indissociável do ensino, pesquisa e extensão, “mas nos dedicamos agora a voltarmos para esse ponto basilar de formar pessoas, que inclui também atividades artísticas. Cultura e arte não são apêndices, mas são fundamentais em todo esse processo”, defendeu.
Vale destacar que o site pdi.ufg.br continuará em funcionamento, disponibilizando para a comunidade em geral os documentos basilares para a elaboração do PDI 2023-2027, bem como os arquivos dos planos anteriores.

6_BANNER_3000x1042px_finalPDI.jpg

Fonte: Secom/UFG