Consuni_16-12-22

Consuni aprova Plano de Desenvolvimento Institucional 2023-2027

Em 16/12/22 18:33.

Documento é resultado do processo de planejamento participativo realizado em 2022

Texto e foto: Fabrício Soveral

pdi

O Conselho Universitário da UFG (Consuni) reuniu-se em sessão ordinária, nesta sexta-feira (16/12), no auditório da Biblioteca Central, no Câmpus Samambaia, em Goiânia. A reunião teve como pauta principal a discussão e votação da minuta do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade para os próximos quatro anos. Após algumas alterações sugeridas pelos conselheiros, o PDI 2023-2027 da UFG foi aprovado por unanimidade.

O secretário de Planejamento e Avaliação e Informações Institucionais (Seclan) da UFG, Vicente Ferreira, fez a apresentação do texto base e explicou que o plano é resultado de um amplo processo de planejamento participativo e situacional, realizado ao longo de 2022, com diagnósticos, reuniões e consulta à comunidade acadêmica. O processo foi composto por etapas coordenadas e contou com 15 grupos temáticos de trabalho.

“O PDI é um instrumento de orientação para a elaboração dos demais planos institucionais, é documento de base para a avaliação institucional e é o plano pelo qual as organizações de controle avaliam a Instituição. O plano não é para ficar engavetado, o plano não é pró-forma, ele tem que pautar aquilo que a gente quer alcançar no processo de desenvolvimento institucional”, falou Vicente.

Jesiel Carvalho, vice-reitor da UFG, ressaltou a importância de ter um planejamento que seja um instrumento efetivo na definição das atividades da UFG. “A nossa ideia é pegar o PDI e o Plano de Gestão, e reunir com o planejamento das estruturas abaixo da gestão superior, que são essenciais, porque é ali que acontece boa parte das ações da Universidade. Queremos um planejamento que reflita de fato a visão de futuro da Instituição a curto, médio e longo prazo”.

Após a aprovação, a reitora Angelita Pereira de Lima fez um agradecimento especial à equipe da Secplan que trabalhou por meses na elaboração do PDI e destacou o momento histórico.

“Na semana de comemoração dos 62 anos da UFG, esse conselho aprovar um PDI arrojado, ousado, como vocês viram pela missão e visão, um plano que se atualiza e consolida a relação entre universidade e sociedade, isso é um presente para a UFG, muito obrigada a vocês conselheiras e conselheiros, hoje estamos construindo parte da história da Universidade”, finalizou Angelita.

A íntegra do PDI 2023-2027 da UFG, com as alterações acolhidas na reunião do Consuni, deverá ser publicada no portal da Universidade até o dia 30 de dezembro. Um dos sites onde ele poderá ser consultado é o pdi.ufg.br

Fonte: Reitoria Digital

Categorias: Notícias CONSUNI Reitoria