Inauguracao_SDH_Secplan_13-12-22

SDH e Secplan inauguram novas instalações no Câmpus Samambaia

Sur 13/12/22 13:34.

Secretarias deixaram prédio da Reitoria e estão sediadas no Centro de Convivência

Texto: Versanna Carvalho

Fotos: Wesley Menezes

A Secretaria de Promoção da Segurança e Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás (SDH/UFG) e a Secretaria de Planejamento, Avaliação, Informações Institucionais (Secplan/UFG) inauguraram na terça-feira (13/12) suas respectivas instalações físicas, na área do Centro de Convivência do Câmpus Samambaia, em Goiânia.

As duas secretarias foram implementadas no início da gestão 2018-2021 que tinham à frente o ex-reitor Edward Madureira e a ex-vice-reitora Sandramara Matias Chaves. Os órgãos estavam provisoriamente localizados no prédio da Reitoria.

O secretário da SDH, Ricardo Barbosa de Lima, recorda que a segurança na UFG tem passado por mudanças desde 2017, no reitorado do professor Orlando Afonso Valle do Amaral.

Inauguracao_SDH_Secplan_13-12-22
Solenidade foi finalizada com o descerramento das placas das secretarias

Antes a área de segurança era uma seção de uma diretoria de um órgão administrativo, o antigo Centro de Gestão do Espaço Físico (Cegef), vinculado à Pró-Reitoria de Administração e Finanças (Proad).

“Tirar a segurança do terceiro nível de um órgão e trazer para o primeiro nível da Universidade pode parecer em um primeiro momento uma reforma administrativa, um choque de gestão. Mas isso proporciona e dá visibilidade a uma massa inteira de 32 trabalhadores que está 24 horas, todos os dias da semana mesmo se a Instituição estiver fechada”, avalia Ricardo.

Semente

A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, volta ainda mais no tempo e conta que em 2014 o então reitor Orlando Amaral solicitou à Faculdade de Ciências Sociais (FCS) uma pesquisa sobre a segurança na UFG. “Não tenho dúvida de que aquele momento foi a semente do que estamos colhendo hoje”.

A equipe foi coordenada pelos professores Djaci de Oliveira e Ricardo de Lima e Angelita era uma das integrantes da equipe de pesquisadores. Na ocasião, o grupo se deu conta de que havia questões estruturantes que não estavam contempladas. “Em meados de 2014 a relação com a segurança era apenas de embate. Não havia muitos dados de estrutura, da Ouvidoria. Não se sabia o que a Universidade fazia no quesito segurança”, diz Angelita.

“Além do enfrentamento daquele momento que foi muito difícil, a Universidade também passou a ser modelo para outras universidades em termos de elaboração de política de segurança que alia promoção da segurança e de direitos humanos”, afirma a reitora.

Planejamento

O novo espaço físico da Secplan também está no Centro de Convivência. O titular da pasta, Vicente da Rocha Soares Ferreira, ao ex-reitor Edward Madureira e à ex-vice-reitora Sandramara Matias Chaves pela iniciativa de criar as secretarias.

Também agradeceu à reitora, Angelita de Lima, e ao vice-reitor, Jesiel Freitas Carvalho, o apoio dado para a conclusão do processo de mudança da estrutura física da Secplan. “É preciso registrar o compromisso da Angelita e do Jesiel para o fortalecimento dessa pequena estrutura que pode contribuir com a gestão da Universidade”.

“Quando falo de apoiar, falo também abrir espaços e demandar a Secplan, dentro das suas possibilidades, a responder às demandas institucionais“, continua o secretário.

Antes de falar sobre a Secplan, Angelita comentou que acredita no papel que as duas secretarias cumprem na UFG. A reitora menciona que a Secretaria de Planejamento tem um papel estratégico na Universidade na difusão da cultura do planejamento. “Não o planejamento burocrático, retórico, mas o que dá segurança e mostra para onde a Universidade está indo”.

“A SDH conseguiu criar e fortalecer a cultura da segurança. Não como o organismo que repreende e reprime como sua finalidade, mas ao contrário com um processo educativo e de prevenção, antes da punição”, conclui.

Source: Secom UFG

Catégories: Notícias SDH SECPLAN