capa visita timor

UFG recebe adido da Educação da Embaixada do Timor Leste

Em 07/12/22 20:39.

Edelmiro A.S da Cunha busca enviar estudantes timorenses à Universidade

 

Texto: Belvice Gangan

Fotos: Andreia Barra

 

A Reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Pereira de Lima, recebeu, na tarde de 6/12, a visita do adido da Educação da Embaixada do Timor Leste no Brasil, Edelmiro Cunha. Durante o encontro, foram tratadas questões relativas ao convênio entre a Universidade e o Timor Leste, como a publicação de novos editais que possibilitam a recepção dos estudantes do Timor Leste em programas de graduação e pós-graduação.

visita embaixador timor

Na reunião, estiveram também presentes o vice -reitor, Jesiel Freitas de Carvalho; a pró-reitora adjunta de Graduação, Heliny Carneiro Cunha Neves; o pró-reitor adjunto e diretor geral de Pós-Graduação, Wilson José Flores Junior; a Secretária de Relações Internacionais, Laís Thomaz; e os professores da Escola de Agronomia Julião Pereira e Tatianne Ferreira de Oliveira, além de estudantes timorenses do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Estefenus Pereira, Marcos Soares e Lucio Belo.

Segundo o adido, a visita tem o intuito de fortalecer a cooperação governamental entre o Ministério da Educação (MEC) do Brasil e o Timor Leste. "Queremos fortalecer os laços existentes para garantir o futuro da cooperação entre os dois países e mais vagas para nossos estudantes’’ declarou. O adido ressaltou que 14 vagas já foram obtidas nas universidades do Pará e de Santa Catarina e reiterou suas expectativas em poder conseguir novas oportunidades na UFG. 

capa visita timor

O professor Julião lembrou a importância dos acordos internacionais que ajudam principalmente a desenvolver os interesses dos povos e aproveitou da ocasião para ilustrar seu próprio exemplo como fruto dessa cooperação acadêmica entre os dois países. Ele veio para o Brasil em 2011 como estudante de pós-graduação na UFG e prosseguiu com seus estudos até concluir o pós-doutorado em 2018. Atuou como pesquisador no laboratório de Química da UFG em 2019 e, hoje, assume cargo de docente na instituição. Em complemento, o professor ressaltou a união dos países, que se define pelo modelo da internacionalização, "constitui um serviço ao mundo’’.  

Para concluir, o professor mencionou, junto a dois estudantes timorenses que estiveram presentes no encontro, as suas inquietudes relativas ao provável corte das bolsas estudantis que afetará a manutenção dos discentes na UFG. Angelita e sua equipe explicaram que esses aspectos financeiros devem acontecer no início do próximo ano. 

O idioma português é uma das duas línguas oficiais do Timor Leste: esse denominador comum entre os dois países foi destacado pelo adido Eldemiro como ponto de partida para a fácil inserção dos estudantes timorenses nas universidades brasileiras que, hoje em dia, contam com mais de 70 estudantes provenientes dessa cooperação. No encerramento, a reitora Angelita foi presenteada pelo adido com um pano - tecido manualmente no Timor Leste.

visita embaixador timor

Categorias: Notícias PPGCTA EA