pint of science capa

Pint of Science leva pesquisas científicas para leigos em bar da capital

Em 07/11/22 13:09.

Edição goiana do festival de divulgação científica ocorre de 7/11 a 9/11 no Setor Universitário

Professores e pesquisadores costumam dizer que a ciência está em todo lugar. Sendo assim, é possível falar sobre ciência de uma forma acessível, para leigos, quase como se estivesse conversando com os amigos em um bar? Essa é a proposta do Pint of Science Festival, o maior debate de ciência do mundo que ocorre fora dos ambientes universitários.

A edição goiana do projeto, intitulada Pint of Science Goiânia 2022, está sendo realizada em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). As palestras acontecerão nos dias 7, 8 e 9 de novembro de 2022, às 19h30, na Cervejaria Lado Leste, Setor Universitário, em Goiânia.

O festival consiste em oferecer palestras sobre pesquisas científicas recentes e de interesse público em um formato acessível ao leigo - principalmente em bares, pubs, cafés e outros espaços públicos. O objetivo é criar uma oportunidade que permita aos participantes discutir pesquisas com as pessoas que as realizam, sem que seja necessário qualquer conhecimento prévio sobre o assunto. 

Programação

No primeiro dia do evento, segunda-feira (7/11), o tema é "Inteligência artificial: mais uma revolução dos tecno-sapiens". A ideia é falar sobre como a inteligência artificial já faz parte do dia-a-dia das pessoas. O palestrante é o professor do Instituto de Informática (INF) da UFG, Celso Camilo.

A noite de terça-feira (8/11) está reservada para o diretor do Planetário da UFG, Rafael Santucci, que vai apresentar informações sobre a origem e formação da Via Láctea, a galáxia na qual o Sistema Solar e o planeta Terra estão localizados. O título "Arqueologia galáctica" é uma referência ao ramo da Astronomia que estuda a Via Láctea.

O encerramento, na quarta-feira (9/11), é com a professora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFG, Raphaela Georg. Ela vai contar como a Biologia e a Informática se juntaram para melhorar a análise dos dados gerados com o sequenciamento de genomas com a palestra "Biologia e Informática: deu match?".

Brasil

O Pint of Science foi criado em 2012, em Londres, e atualmente se encontra espalhado por todo o globo. A iniciativa chegou ao Brasil em 2015, organizada pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (USP), Câmpus São Carlos. Desde então, o festival já aconteceu em 179 cidades de todo o Brasil até 2019 com o auxílio de uma rede de milhares de voluntários.

A professora do ICB UFG, Raphaela Georg, é a coordenadora-geral do Pint of Science em Goiânia. A docente conta que a capital goiana sedia o festival desde 2017. "A partir de uma parceria com a UFG, o Pint of Science Goiânia tem contribuído na criação de um canal de comunicação direto entre os cientistas e a sociedade, discutindo sobre ciência com especialistas da forma mais descontraída e leve possível", afirma.

O evento é realizado em conjunto pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UFG, Fundação de Apoio a Pesquisa (Funape) e Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg).

"Esta vai ser a primeira vez que o Pint of Science é realizado presencialmente em Goiânia desde 2019. Logo depois houve a pandemia de covid-19 e apenas algumas cidades fizeram uma versão on-line do evento", comenta Raphaela.

Serviço

Pint of Science Goiânia 2022

Data: 7, 8 e 9 de novembro de 2022 (de segunda a quarta)

Horário: 19h30

Local: Cervejaria Lado Leste

Endereço:  R. 240, nº 81 - Qd 94, Lt 09 - Setor Leste Universitário, Goiânia - GO, CEP: 74.605-170

Programação das palestras

7/11 - Inteligência Artificial: mais uma revolução dos tecno-sapiens, com o professor do INF UFG, Celso Camilo

8/11 - Arqueologia Galáctica, com o diretor do Planetário UFG, Rafael Santucci

9/11 - Biologia e Informática: deu match?, com a professora do ICB UFG, Raphaela Georg

Inscrição: não é necessário fazer inscrição

Investimento: gratuito

pint of science capa

 

pint of science 2

 

 

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias ICB Proec