Câmpus Goiás recebe o embaixador de Portugal no Brasil
Evento objetivou aprofundar parcerias da UFG com Portugal
Nos dias 16 e 17 de outubro, a Universidade Federal de Goiás - Câmpus Goiás recebeu o embaixador Luís Faro Ramos, juntamente com a embaixatriz, Maria Cristina Ramos. O embaixador veio acompanhado do cônsul honorário de Portugal em Goiânia, José Pedro Santos, a consulesa Edvania Santos e Alexandra Pinho, diretora do Instituto Camões. A iniciativa da visita surgiu há cerca de dois anos, ela foi pensada após a experiência do projeto Paisagens de Aquém e Além Mar - Ensaios sobre Paisagem: Portugal e Brasil (https://www.fc.up.pt/paam/). Este projeto é coordenado pelas professoras: Camila Gomes Sant’ Anna, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Goiás - Campus Goiás, Maria José Curado e pelo pesquisador Duarte Natário, do Observatório da Paisagem da Universidade, ambos da Universidade do Porto, em parceria com outras instituições brasileiras e portuguesas.

Neste aspecto, a professora Camila Gomes Sant’ Anna introduziu e coordenou a ideia da visita no rol de ações da Coordenação de Assuntos Internacionais (CAI) da UFG Câmpus Goiás. Desde então, a CAI que é composta pelas professoras: Alessandra Gomes de Castro (Coordenadora), Andrea Abrahão Costa, Camila Gomes Sant’ Anna, Selma Leite e pelo professor Rodrigo Bombonati de Souza articulou um movimento coletivo em parceria com a prefeitura da Cidade de Goiás, o sindicato ADUFG, a comunidade vilaboense, com destaque para: a Associação Mulheres Coralinas, a Associação de Artesãos de Goiás, a Casa da Agricultura Familiar Dom Tomás Balduíno (local de protagonismo das mulheres Aroeiras), a União da Capoeira Angola para o Adolescente (UCAPRA), o Museu das Bandeiras, o Museu Casa de Cora, o Museu de Arte Sacra, o Grupo Passos Poéticos, a banda de música da PMGO, o projeto Cabocla, o historiador, professor e doceiro Rafael Lino Rosa; os cantores de fado de Vila Boa, Elenízia da Mata e Marcos Jardim; o cozinheiro e vocalizador Aloísio Godinho da Luz; a guia Otavia Xavier Barbosa, e o poeta e vocalizador Rafael Ribeiro Bueno Fleury de Passos, para dar materialidade à esta visita que ocorreu em meados de outubro e contou com o apoio do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) e Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica – ABMCJ.
A recepção iniciou na tarde do dia 16, com uma cerimônia de acolhimento na biblioteca Cajuí da UFG-Campus Goiás, com uma apresentação da banda de música da PMGO e do projeto da União da Capoeira Angola para o adolescente (UCAPRA), com o apoio da Secretaria de Cultura de Goiás.
Em seguida, o embaixador, a comitiva e a comunidade vilaboense e acadêmica da UFG, acompanhados pela guia Otavia Xavier Barbosa, começaram um passeio urbano pela cidade de Goiás. Conduzidos por Ruth Vaz Costa, técnica em Assuntos Educacionais e a diretora atual, Tatielle Brito Nepomuceno. Neste percurso, o embaixador e a comitiva viram o acervo do Museu das Bandeiras, a antiga Casa de Câmara e a Cadeia, tendo acesso a documentos históricos do período de colonização lusobrasileiro.

Após percorrer a Praça do Chafariz de Cauda, o embaixador se encantou com os exemplares da obra do artista Veiga Valle no Museu de Arte Sacra, antiga Igreja da Boa Morte. Na praça do Coreto, a comitiva degustou um sorvete e seguiu para uma visita na Casa da Agricultura Familiar Dom Tomás Balduíno, com o intuito de conhecer melhor o trabalho de Maria Luiza da Silva Oliveira, de Vera Lúcia Antônia Lobo e de Gislene Ribeiro Caldas Ferreira.
No caminho para o Museu de Casa de Coralina, conheceu o Projeto Cabocla com Milena Curado. No Museu Casa de Coralina, com a guia Maria José e a ex-professora da UFG, Goiandira de Fátima Ortiz de Camargo, o embaixador conheceu a história da poetisa Cora Coralina e tomou um café no jardim do museu. Depois, seguiu para uma visita à Igreja do Rosário dos Pretos e à Associação dos Artesãos de Goiás.
Na parte da noite, houve um jantar “tipicamente vilaboense” com a presença de artistas da Cidade de Goiás. O jantar foi assinado por Aloísio Godinho da Luz, que também fez uma apresentação de vocalização de poemas. Elenízia da Mata e Marcos Jardim apresentaram o Fado Vila Boa. O Grupo Passos Poéticos, realizou vocalizações com Vitória de Lima Siqueira e Brisa Castro, sob coordenação da ex-docente da UFG Goiandira de Fátima Ortiz de Camargo. Este momento cultural também contou com a vocalização de Rafael Ribeiro Bueno Fleury de Passos.

No dia seguinte, pela manhã, o embaixador realizou uma palestra no auditório do Colégio Sant'Ana na Universidade Federal de Goiás - Campus Goiás. Ele apresentou um panorama do diálogo entre Portugal e Brasil, falando sobre cultura, ensino e economia. O embaixador estimulou o público, conectado às pontas lusitanas e brasileiras, a se engajar no universo da língua portuguesa que une os dois países.
Há uma grande expectativa de que os projetos já iniciados se consolidem em um aprofundamento das parcerias já existentes, como bem mencionou Luís Faro Ramos, além do estímulo para a criação de novas parcerias. Portugal é o país com o qual a UFG possui o maior número de convênios estabelecidos. A UFG enviou diversos estudantes, técnicos administrativos e docentes para programas oferecidos pelo país europeu. No Campus Goiás destaca-se o envio de alunos para realizar mobilidade no Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Ademais, o Campus Goiás possui 25% de vínculo com instituições de ensino portuguesa, dentre elas podemos destacar: Universidade Católica Portuguesa; Universidade Nova Lisboa; Universidade do Porto. Outrossim, é notável que 47% de sua comunidade tem interesse em estabelecer outras parcerias, incluindo universidades em Lisboa, Coimbra, Porto, Évora e Aveiro. Há um grande interesse dos estudantes pelo programa da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), que se destaca por privilegiar o intercâmbio de estudantes entre instituições dos países de língua oficial portuguesa e Macau (RAEM, China).
Após sua fala no Colégio Santana, o embaixador e sua comitiva assistiram a uma apresentação sobre a participação da prefeitura da Cidade de Goiás, desde 2020, no Projeto Inova Juntos (http://www.inovajuntos.cnm.org.br/). A Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade visa fomentar a parceria na promoção de políticas públicas entre cidades brasileiras, latinoamericanas e portuguesas, de acordo com as diretrizes da Nova Agenda Urbana e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo financiado pela União Europeia. Vale destacar que, no ano passado, a prefeitura recebeu representantes de municípios portugueses no contexto do projeto. Esta visita contou com uma recepção na UFG, com intuito de fomentar parcerias para o desenvolvimento do projeto.
A agenda da visita se encerrou com um almoço na Casa da Associação das Mulheres Coralinas, com um menu típico goiano composto por plantas alimentícias não convencionais (PUNCs), elaborado pelas mulheres da associação sob a coordenação do chefe Humberto Barros e da professora Ebe Maria de Lima Siqueira.
Esta visita representou um marco para a Cidade de Goiás, que foi reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO, em 14 de dezembro de 2001, tendo como um de seus atributos seu patrimônio de influência lusófona. Também foi um marco na relação da UFG e a cidade, demonstrando o quanto é valiosa esta parceria no desenho do futuro conjunto.
O Embaixador Luís Faro Ramos e sua comitiva, referência superlativa de Portugal que construiu o Brasil e, em sincretismo, todos nós, trilhou novos caminhos, regados pelo encantamento pela língua portuguesa que nos une, "[aqui onde acaba a terra e começa o mar do [Cerrado Dourado]”, ressignificando a frase de Camões .
A visita contou com a presença de diversos nomes de destaque: a reitora Angelita Pereira de Lima; a secretária de Relações Internacionais, Laís Forti Thomaz; a secretária adjunta de Relações Internacionais; a diretora de Programas Estratégicos, Rejane Faria Ribeiro-Rotta, a diretora da UFG – Campus Goiás, Margareth Arbués, a vice-diretora da UFG – Campus Goiás, Denise Alves, representantes do sindicato ADUFG Flávio Alves, Romualdo Pessoa e Maria Angélica.
资源: Secom UFG
