capa ime 25 anos

IME comemora Jubileu de Prata

Em 14/10/22 17:40.

25 anos de história são celebrados com Galeria de Ex-Diretores, Corredor de Memórias e homenagens

O Instituto de Matemática e Estatística (IME) completou 25 anos de criação e contribuições à Universidade Federal de Goiás (UFG). Para marcar a data, o Conselho Diretor da unidade reuniu, no Auditório do IME, um público que tem sua trajetória mesclada com a do Instituto. Para aqueles que chegaram à Universidade recentemente, a conferência apresentada pelo professor Douglas Hilário da Cruz descreveu o crescimento do IME, a começar pela época em que era um departamento do chamado Instituto de Matemática e Física (IMF), fundado em 1964. 

palestra ime 25 anos
Professor Douglas Hilário da Cruz conta história do IME

 

O professor mostrou algumas fotos do IMF e ressaltou dados importantes, como a criação dos Departamentos de Matemática (1971), de Física (1971) e de Estatística e Informática (1975). A pós-graduação também foi iniciada na época, em 1973. O Laboratório de Educação Matemática Profª Zaíra da Cunha Melo Varizo, o Lemat, foi criado em 1993 e instalado no ano seguinte. Em setembro de 1996, os Departamentos de Matemática e Estatística se uniram para formar o IME. Um ano depois, a sede do Instituto foi instalada no Câmpus Samambaia.

Em fevereiro de 2010, a pós-graduação ganha o Doutorado em Matemática. No mesmo ano, o IME aderiu ao Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT, coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O público alvo são preferencialmente os professores de matemática do ensino básico que estejam efetivamente em sala de aula. A inauguração da nova sede do IME, que abriga o auditório onde a cerimônia foi realizada, aconteceu em 2012.

Até hoje, o IME já formou muita gente: 294 egressos no bacharelado em Matemática; 997 em licenciatura; 65 em Estatística; 282 mestres; 57 doutores e 194 mestres pelo PROFMAT. Esses números tendem a aumentar e se diversificar. É que já se vislumbra novos cursos para o IME: licenciatura em Matemática na modalidade a distância; Matemática Aplicada; Matemática Inclusiva; além da pós-graduação em Estatística e Ciência de Dados (mestrado e doutorado) e o mestrado profissional a distância em Ensino Inclusivo em Matemática.

No momento de homenagens, flores foram entregues às personalidades que fazem parte da história do IME: a professora Gisele de Araújo Prateado Gusmão representou os ex-diretores do IME; a Servidora Emérita Marina Maria Porto de Castro representou os técnico-administrativos; a professora Ana Amélia Fleury de Almeida Badan representou os graduados da primeira turma de Matemática.

capa ime 25 anos
Diretor do IME, professor João Medrado, relembra momentos na UFG

 

O diretor do IME, João Carlos da Rocha Medrado, falou com nítida emoção da alegria de rever colegas professores na cerimônia que marca os 25 anos do IME. "EM 40 anos de história na UFG, como estudante e também professor, a gente aprende a conhecer e respeitar os momentos e as dificuldades, e toda a força que cada um tem para manter viva a Unidade", afirmou. O diretor também relatou que o curso de Matemática foi um dos primeiros a ser disponibilizado no turno noturno e também interiorizado: em 1988 para a cidade de Catalão, em 1993 para Rialma, em 1996 para Jataí. "A nossa missão era um evento simples mas representativo. Também vamos inaugurar a Galeria dos Ex-Diretores e um Corredor de Memórias. São 40 cartazes que contam a história do IME", ressaltou o diretor antes de agradecer a presença de todos os que estiveram no auditório. 

angelita ime 25 anos

A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, compareceu ao evento e defendeu a oportunidade de comemorar. "Esse Jubileu de Prata é também o coroamento de um processo de educação iniciado com a fundação da UFG, um projeto integrado ao desenvolvimento de Goiás. A UFG agradece a contribuição do IME para a gestão da Universidade. Nós temos que comemorar as homenagens, os novos cursos que estão sendo criados, a despeito dos cortes e bloqueios. Nós temos que chamar a esperança, porque se combinada com o nosso compromisso, engajamento, planejamento, competência e trabalho, tem tudo para dar certo. Vida longa ao Instituto de Matemática e Estatística!"

 ime 25 anos

 

Confira mais imagens registradas pelo fotógrafo Carlos Siqueira

Fonte: Secom

Categorias: Notícias Instituto de Matemática e Estatística