A22-SIASS-331_Capa_de_Noticia.png

Exame periódico não é obrigação. É autocuidado!

En 04/10/22 08:40 .

Servidores da UFG podem concluir os seus exames até o dia 31 de dezembro. Inicie seu processo pelo SouGov e receba as orientações do Siass

Texto: Caroline Pires

Zelar pela saúde dos servidores públicos é um direito previsto na Lei 8.112 e, por esse motivo, um dever do Estado. Por isso anualmente os servidores ativos da Universidade Federal de Goiás são convidados a realizarem seus exames periódicos anuais com o objetivo de traçar um panorama de sua saúde, estimulando o investimento em qualidade de vida e prevenção de doenças. Apesar de não ser obrigatória, a participação é recomendada a todos e conta com a orientação da equipe do Siass durante todo o processo. O prazo para a conclusão do fluxo para apresentação dos exames periódicos junto ao SouGov se encerra no dia 31 de dezembro.
O enfermeiro do trabalho do Siass, Weslei Passos, explica que o processo é totalmente sigiloso e abarca os exames fundamentais e específicos para traçar um quadro da saúde dos homens e mulheres trabalhadores da UFG. “Entendemos que todos nós passamos grande parte das nossas vidas dedicados ao serviço público, por isso, nada melhor do que aproveitar essa oportunidade anual para priorizar a nossa saúde e investir na nossa qualidade de vida”, afirmou. Um outro ponto relevante ressaltado por ele é que os servidores não são obrigados a realizarem os exames com os médicos elencados na lista credenciada ao Siass. “Aqueles que possuem planos de saúde podem solicitar e realizar os exames com seus médicos de preferência”, reforçou.
O primeiro passo para iniciar o processo é aceitar no SouGov a participação nos exames periódicos de 2022. Após a confirmação é preciso, também pelo aplicativo, preencher o formulário de Anamnese e optar em realizar os exames com um médico do plano de saúde privado ao da rede credenciada. Com os resultados de todos os exames da rede credenciada em mãos, é preciso realizar consulta com o médico do trabalho e apresentar os resultados. Será este último profissional que irá emitir o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) que é um documento que atesta a condição de saúde do servidor quando este é submetido à avaliação laboratorial e clínica periódica.
Vale lembrar que o Siass mantém um material detalhado com os manuais, passo-a-passo e orientações sobre todo o processo de realização dos exames periódicos. Confira as dúvidas frequentes:

1- Quem deve fazer os exames periódicos?
Todos os servidores ativos lotados nas Unidades/Órgãos de Goiânia e Aparecida de Goiânia

2- É obrigatório a realização dos exames? Se não fizer, há alguma punição?
De acordo com o Decreto 6.856/09, é lícito a recusa em realizar os exames periódicos sem nenhum prejuízo ao servidor

3- Quais exames devo fazer?
A lista de exames de cada servidor(a) encontra-se no seu portal no SouGov.

4- Posso realizar um ou mais exames pelo meu plano de saúde ou particular?
Sim, pode realizar todos os exames com seu médico ou clínica de confiança utilizando seu plano de saúde ou de forma particular, exceto a consulta final com o médico do trabalho, pois somente ele tem acesso ao sistema para emissão do Atestado de Saúde Ocupacional - ASO. Lembrando que de acordo com o Decreto 6.856/09, nessas condições a União não promoverá o ressarcimento.

5- Como fazer o exame de ginecologia? Existem 2 guias.
Primeiramente, a servidora deve passar por consulta com a ginecologista para avaliação clínica e coleta do Papanicolau. Com o material colhido, deve-se levá-lo à um laboratório de análises clínicas e pegar o resultado para levar ao médico do trabalho.
6- Passei por consulta com o Médico do Trabalho e estou com o ASO em mãos, o que fazer?
Após assinar o ASO, o(a) servidor(a) deve escaneá-lo e enviar em formato .pdf no e-mail: wesleipassos@ufg.br.

7- Onde encontro informações para a realização dos exames periódicos?
No site da PROPESSOAS, menu SAÚDE, EXAMES, PERIÓDICOS ou por meio do link
Exames Periódicos UFG | PROPESSOAS - Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, o(a) servidor(a) tem acesso ao Manual, Passo a Passo, Fluxograma e outros materiais com informações sobre os exames periódicos.

A22-SIASS-331_Post.png

Categorías: Notícias Noticias Propessoas