
Campanha do Siass oferece palestras sobre saúde mental
Iniciativa faz parte das ações do setor em alusão ao Setembro Amarelo
Os servidores da Divisão de Logística da Universidade Federal de Goias (Dlog/UFG) participaram de uma palestra promovida pelo Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) na quarta-feira (14/9). A ideia era parar por um momento com as ações laborais para se discutir o tema "saúde mental". Por videoconferência, a psiquiatra Manuella Gonçalves de Almeida Lima e o psicólogo Robert Veras, servidores do Siass, conversaram com os presentes e propuseram atividades com o objetivo de trazer à tona relatos sobre os cuidados com a saúde mental.
Primeiro, eles foram convidados a participar de uma meditação guiada. Em seguida, cada um se apresentou: a realidade da Dlog compreende pessoas que já estão na UFG há décadas e outros que acabaram de chegar. Um exemplo disso é Wilson, que trabalha há 51 anos na Universidade e agora espera a aposentadoria. Já viu os filhos se formarem na Instituição e agora assiste os netos no mesmo caminho. Reinaldo também está na UFG há muito tempo: 37 anos, 10 deles como motorista de ambulância no Hospital das Clínicas. Afirma que vai trabalhar até os 75 anos, quando chegar a aposentadoria. Sebastião Vasconcelos, "Tiãozinho", 42 anos de UFG no mesmo setor - Controle de Estoque - e se declara bastante satisfeito por todo esse tempo que dedicou à Instituição.
Na terceira atividade, os presentes contaram o que têm feito para cuidar da saúde mental: praticar atividades físicas, pescaria, leitura, ir à igreja, sair com os amigos e se reunir com a família. Logo após, cada um avaliou como se sentia ao final da palestra. Muitos afirmaram se sentir mais tranquilos e também sugeriram repetir esses momentos periodicamente para ter a oportunidade de aprendizado e integração com os colegas do setor. Descontração foi outra palavra usada para representar o que foi vivido naquele evento.
O fisioterapeuta do Siass, Hugo Serrano, ressaltou a importância das pausas durante o expediente de trabalho: para quem fica muito tempo sentado, o ideal seria se levantar e alongar cinco minutos a cada uma hora trabalhada. Para exemplificar, ensinou uma sequência de alongamentos aos servidores, que repetiram os movimentos. A assistente social do Siass, Diana Alves de Rezende Kokrda, que junto com Hugo fez a mediação da palestra, informou sobre as atividades em comemoração ao dia do servidor, que será realizada às 9h, no dia 26/10 no Câmpus Samambaia, e 27/10, no Câmpus Colemar Natal e Silva. Também distribuiu informativos sobre as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, que tratam da prevenção de câncer de mama e câncer de próstata, respectivamente.
Fonte: Secom