Estudantes vivenciam um pouco do que é a UFG no Jardim Guanabara
2º Espaço das Profissões Itinerante leva cerca de 30 cursos para perto das escolas de educação básica
Texto: Versanna Carvalho
Fotos: Carlos Siqueira
A Universidade Federal de Goiás (UFG) foi ao encontro dos estudantes da região norte de Goiânia com a realização da 2ª Edição do Espaço das Profissões Itinerante, no Centro Esportivo e Lazer, do Jardim Guanabara 2. O evento contou com a participação de docentes e estudantes de aproximadamente 30 cursos de graduação da Instituição e com a visitação de mais de 700 estudantes somente na manhã da terça-feira (6/9). A atividade se estende durante todo o dia, das 9h às 20h. Clique aqui para ver o álbum de fotos do evento.
O primeiro Espaço das Profissões ocorreu em setembro de 2019, no Jardim Curitiba I, região noroeste. A ideia de fazer o evento na região norte surgiu do pedido de uma das escolas do Jardim Guanabara e o local escolhido tem nas ruas vizinhas quatro escolas públicas. Para montar toda a estrutura necessária, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) se uniu com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), que mobilizou os projetos de extensão participantes do Programa UFG em Todo Lugar para reforçar a equipe.
Um dos visitantes é o estudante do Colégio Estadual da Polícia Militar - Jardim Guanabara CEPM Jardim Guanabara, Carlos Henrique Andrade Silva. Carlos tem 15 anos e está cursando o 1º ano do ensino médio. “Ainda não escolhi o que vou fazer, mas quero fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo ano como treino”. Enquanto observava o cão robô do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia UFG), contou que se interessa pela área de tecnologia da informação.
Depois de visitar alguns estandes, o também estudante do 1º ano do ensino médio do CEPM Jardim Guanabara, Gabriel Fernandes Borges, 15 anos, afirmou ter interesse pela área de biológicas, mas ainda está decidindo o que vai cursar no ensino superior.
Já a estudante do 9º ano da Escola Municipal Marília Carneiro de Azevedo Dias, Juliene Kely Luiza de Souza, 15 anos, estava fazendo uma atividade com tinta ecológica à base de água, cola e terra do Projeto Multiplicando os saberes do solo, do Instituto de Ciências Socioambientais (Iesa). A estudante conta que está pensando em cursar Biomedicina e que tem vontade de ser perita criminal. A colega de Juliane, Anna Luiza Santos Alves, 14 anos, revela ter receios com relação ao Enem, mas já tem em mente a graduação em Agronomia.
Futuro
A professora que levou a turma do EM Marília Carneiro ao Espaço das Profissões Itinerante é a Sabrina Pessoa. Ex-aluna do curso de Geografia do Iesa, Sabrina sempre fala sobre o ensino na UFG e cotas com a turma e os incentiva a buscarem a Universidade futuramente. Sobre a ida ao Espaço das Profissões, a docente afirma que o objetivo é mostrar para a turma a aplicabilidade do que é dito em sala de aula. “Aqui eles podem fazer esse intercâmbio, conversar com estudantes da UFG e começar a perceber que o futuro não está tão distante quanto muitas vezes eles imaginam”.
Quem ficou positivamente surpreendido pelo Espaço das Profissões Itinerante foi o diretor do CEPM Jardim Guanabara, tenente-coronel Nilton Santos. Egresso do Direito da UFG, ele comentou que a escola foi convidada a participar pela organização do evento e que cerca de 550 estudantes do 1º, 2º e 3º anos do período matutino estiveram na atividade durante o período da manhã. “O feedback dos alunos foi o melhor possível. Eles ficaram encantados e satisfeitos com o que viram”, relatou Nilton.
“Agora eles querem ir à UFG para conhecer melhor a Universidade”, revela o tenente-coronel, que já planeja fazer uma visita guiada pelos câmpus e levar a escola ao Espaço das Profissões do próximo ano.
No final da manhã, a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, esteve no Centro Esportivo e Lazer e passou por todos os estandes. A reitora comenta que o Espaço das Profissões mobiliza muito a comunidade e passa uma grande percepção do que é a UFG. Ela lembra que levar o evento ao Guanabara 2 ocorreu para atender a uma demanda de escolas da região. “Um dia como esse em que se tem contato com experiências e projetos da UFG, vale mais do que uma semana em sala de aula”, valoriza a gestora.
Sobre o Espaço das Profissões
Realizado pela primeira vez em setembro de 2009, o Espaço das Profissões é uma exposição que aproxima os universitários e profissionais da Instituição de diversas áreas do conhecimento de estudantes interessados em ingressar na UFG. O objetivo do evento é propiciar a esses jovens a oportunidade de conhecer a Universidade e os cursos de graduação oferecidos gratuitamente.
A versão itinerante do Espaço das Profissões foi iniciada em agosto de 2019, no Jardim Curitiba I. A estratégia mais uma vez é aproximar a UFG dos estudantes da educação básica, sobretudo a parcela que não consegue participar do Espaço das Profissões, que antes da pandemia era realizado presencialmente, uma vez por ano, no Câmpus Samambaia da UFG.
Saiba mais
UFG tem pluralidade dentro dos câmpus
Espaço das Profissões Itinerante vai para o Jardim Guanabara
UFG realiza Espaço das Profissões Itinerante no Jardim Curitiba I
Fonte: Secom/UFG
Categorias: Notícias Prograd Espaço das Profissões Itinerante